A construção da Ponte de Guaratuba e seus acessos, no litoral do Paraná, alcançou 14,24% de conclusão, de acordo com a medição realizada em julho. Até agora, o projeto já recebeu um investimento de R$ 55 milhões, que inclui serviços executados, elaboração de projetos técnicos e implementação de programas ambientais.
Até o momento, foram concluídas 14 das 64 estacas previstas para compor a infraestrutura da ponte. A construção de cada estaca envolve várias etapas: primeiro, é cravada uma camisa metálica no fundo da Baía de Guaratuba, que é um grande tubo de metal. Em seguida, o solo e a rocha dentro da camisa são escavados, removendo também a água acumulada. Depois, uma armação metálica é inserida na camisa, que é preenchida com concreto. Cada uma dessas estacas leva de cinco a dez dias para ser concluída, e atualmente três equipes estão dedicadas a essas atividades.
Além disso, estão sendo montadas travessas sobre as estacas já finalizadas, que servirão de base para as vigas da ponte. As vigas estão em fase de pré-fabricação no canteiro de obras e armazenadas no pátio de vigas. Este trabalho começou recentemente, com cinco vigas já concluídas de um total de 160 previstas. Para a instalação das vigas nas travessas, será utilizada uma treliça lançadeira, um equipamento especializado cuja montagem ocorrerá em breve.
No canteiro de obras, também estão em andamento a emenda das camisas metálicas, a montagem de armações, e a produção de concreto usinado. Foi recentemente instalada uma grua de grandes dimensões, com 50 metros de comprimento e 28 metros de altura, capaz de levantar até 20 toneladas de equipamentos e materiais.
As atividades relacionadas aos programas ambientais da obra continuam em paralelo. Esses programas incluem o monitoramento da flora e fauna locais, além de outras medidas de proteção ambiental.
A Ponte de Guaratuba terá uma extensão total de 1.244 metros e contará com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas laterais. Os acessos à ponte terão uma extensão total de 1.826 metros, com 951 metros do lado de Guaratuba e 875 metros do lado de Matinhos. O projeto também prevê a criação de vias locais e uma conexão com a Estrada de Cabaraquara. Essas adições visam melhorar a integração viária da região e facilitar o trânsito local, além de garantir maior segurança para pedestres e ciclistas.
Além dos avanços já alcançados, a expectativa é que as próximas fases da construção incluam mais investimentos em tecnologia e segurança para garantir que a obra seja concluída dentro do prazo e com o mínimo impacto ambiental possível. A conclusão da ponte é aguardada com grande expectativa pela população local, já que promete melhorar significativamente a mobilidade na região e impulsionar o desenvolvimento econômico.