Se você estiver doente por alguns dias com tosse e coriza, pode aparecer na clínica em busca desesperada de alívio através de antibióticos. Os remédios por outro lado, não ajudarão se o seu resfriado for causado por um vírus comum ou mesmo por um vírus desagradável como a Covid ou a gripe. Porque?
Precisamos de uma breve lição de biologia aqui, mas os vírus não são bactérias. Você sabe como as células são constituídas em seu corpo? DNA, uma mitocôndria – também conhecida como “potência da célula” – em pequenas bolsas de fluido? As bactérias são organismos de vida livre com uma única célula menor que a maioria das nossas. Fato aleatório: eles não têm mitocôndrias, mas têm DNA). As bactérias são a causa raiz de algumas doenças. As bactérias incluem infecções na garganta, doença de Lyme, salmonela e gonorréia.
No entanto, há também uma variedade menor do germe. Os vírus são esses. Eles são muito, muito menores que as bactérias, e sua construção é tão mínima que tecnicamente nem são consideradas células. Por serem tão pequenos, alguns vírus podem infectar bactérias.
Doenças virais humanas também existem: os vírus são a causa de Covid, gripe, RSV, sarampo, HIV e raiva. Além disso, é difícil acompanhar quais doenças são bacterianas e quais são virais. Você apenas tem que tentar se lembrar de todos eles ou procurá-los. No entanto, a maioria das doenças que chamamos de “resfriados” são causadas por vírus.
O que chamamos de “antibióticos” são geralmente drogas antibacterianas que tratam apenas bactérias. Medicamentos antibacterianos como penicilina, amoxicilina, Z-Pak, doxiciclina e ciprofloxacina são comuns.
Cada medicamento contra bactéria funciona afetando uma parte específica da bactéria, como interferir em um processo que a bactéria precisa para viver e se reproduzir, mas nós não. Nem é preciso dizer que qualquer droga que prejudique nossas próprias funções corporais também seria prejudicial. A quimioterapia para o câncer é tão brutal por causa disso: nossas próprias células humanas estão sendo envenenadas).
Por exemplo, a penicilina quebra as paredes das células bacterianas. A tetraciclina se liga aos ribossomos, que são enzimas que produzem proteínas, mas apenas na forma que algumas bactérias usam. Esses medicamentos antibacterianos não afetarão o vírus se você tiver uma doença viral.
Por que os médicos não querem lhe dar antibióticos “por via das dúvidas” Quando você vai ao pronto-socorro por causa de uma tosse forte, o médico tentará descobrir que tipo de doença você pode ter. Um teste Covid, um teste de estreptococo ou um teste de gripe, para citar alguns, podem ser realizados. Eles podem tentar descobrir o que está acontecendo observando seus sintomas e seu passado, como há quanto tempo você está com tosse. Sim, você pode ocasionalmente ser diagnosticado com uma infecção bacteriana. Ou você pode ter começado com um vírus, mas também contraiu uma infecção bacteriana porque as bactérias podem nos atacar quando nosso sistema imunológico está fraco. Se sua condição for causada por bactérias, os antibióticos seriam apropriados.
No entanto, um vírus é frequentemente apenas um vírus. Além disso, os vírus são os culpados pela maioria do que chamamos de “resfriados”: quando você tosse e funga, os vírus mais comuns são rinovírus, adenovírus, RSV e coronavírus não COVID. Como o tratamento para casos leves é o mesmo para todos eles, seu médico nem precisa escolher um. tempo, líquidos e descanso
Os antibióticos não são apenas ineficazes contra infecções virais, mas também apresentam desvantagens. Uma delas é que os antibióticos afetam as “boas bactérias” do seu corpo, como as bactérias do seu intestino. Você está ciente do que quero dizer se já teve diarreia enquanto tomava um antibiótico. O uso de antibióticos pode até levar a infecções gastrointestinais com risco de vida, como C. diff.
Outra desvantagem é que o uso de antibióticos quando não são necessários pode aumentar a probabilidade de propagação de bactérias resistentes a antibióticos, o que é um problema global crescente. O fato de C. diff ser resistente a antibióticos é uma das razões pelas quais é tão difícil de tratar. O Staphylococcus aureus resistente à meticilina, ou MRSA, é o mesmo. Os antibióticos matam as bactérias que não são resistentes, o que pode facilitar a propagação de germes resistentes.
Por último, existe sempre a possibilidade de uma reação adversa ao medicamento. Você pode ser alérgico a um antibiótico ou pode ter efeitos colaterais, que podem ser desde cólicas estomacais até problemas mais sérios. Portanto, se você não precisa de antibióticos, é melhor não tomá-los.