16.2 C
Paraná
terça-feira, maio 21, 2024
InícioDestaquesPrimeira visão clara dos raios solares de Marte é...

Primeira visão clara dos raios solares de Marte é capturada pelo rover Curiosity

spot_img

Embora o rover Perseverance da NASA esteja em Marte desde 2021 e tenha coletado amostras de rochas e detectado vestígios de água, isso não significa que seu antecessor tenha parado de explorar o planeta. Para desenvolver a pesquisa anterior de nuvens noturnas, o Curiosity realmente observou nuvens marcianas ao entardecer. O aparelho também capturou uma visão rara em dois de fevereiro, tornando-se a primeira vez que vimos raios crepusculares, também conhecidos como “raios solares”, tão claramente da superfície de Marte.

As nuvens na imagem estão situadas a uma altitude superior do que a maioria das nuvens marcianas, que são compostas de gelo de água e estão a aproximadamente 37 milhas acima do solo. A NASA acredita que, em vez de serem feitas de gelo seco ou dióxido de carbono congelado, as nuvens são realmente feitas disso porque estão mais altas, onde é particularmente frio. Segundo a agência, observar as nuvens em Marte pode ajudar os cientistas a aprender mais sobre as temperaturas, ventos e condições atmosféricas do planeta.

O Curiosity usa principalmente a Câmera ou Mastcam colorida para a pesquisa específica, começou em janeiro e terminará em meados de março. O rover está equipado para tirar fotos que podem mostrar aos cientistas como as partículas das nuvens mudam de cor ao longo do tempo. A NASA combinou 28 imagens tiradas pela Mastcam para criar o panorama acima. As câmeras de navegação em preto e branco do Curiosity, por outro lado, nos forneceram uma visão detalhada da estrutura das nuvens conforme elas se moviam em 2021.

Desde o início da pesquisa atual, o Curiosity tirou fotos de outras formações de nuvens interessantes e nos forneceu nossa primeira visão clara do sol marciano. Uma nuvem iridescente em forma de pena pode ser vista em uma das imagens de 27 de janeiro. Parece que as mudanças de cor da iridescência revelam aos cientistas como a nuvem está mudando e como seus tamanhos de partícula estão mudando em toda a sua estrutura.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui