O tempo de colheita da alfafa é uma arte e uma ciência. Devido ao fato de que as condições climáticas podem mudar drasticamente de ano para ano, o calendário não é um método confiável. A colheita de alfafa deve ser determinada por seus objetivos e pelo valor relativo da alimentação que você exige dela.
Bruce Anderson, especialista em extensão da Universidade de Nebraska, entendendo os estágios de crescimento, de acordo com ele, é uma maneira de determinar quando cortar. A qualidade da forragem muda à medida que a alfafa cresce.
De acordo com Anderson, “vimos que normalmente durante o primeiro crescimento do ano, a fibra em detergente ácido, a fibra em detergente neutro e a digestibilidade dessa fibra em detergente neutro mudam quase meio ponto por dia durante a primavera”. À medida que a planta de alfafa amadurece, o valor relativo da alimentação, ou RFQ, frequentemente muda de três a quatro pontos por dia.
Quando a qualidade da alfafa estiver onde você deseja, você pode ajustá-la com a ajuda de um bastão PQ ou o método de clipe de tesoura e análise de laboratório. Isso deve ser feito novamente a cada dois ou três dias, de acordo com Anderson.
Segundo ele, “à medida que fazemos isso, podemos ver a rapidez com que a qualidade de nossa alfafa está mudando diariamente e usar essa taxa de mudança para prever quando a alfafa estará no nível desejado no futuro”. Estaremos preparados para a colheita dessa maneira.
Como a qualidade relativa da forragem pode cair de 10 a 15 pontos entre o corte e o enfardamento, o tempo é tudo.za