A indústria Eletrometalmecânica na área de abrangência do SINDIMETAL Norte mostrou, em setembro, indicadores que revelam estabilidade nos processos produtivos deste segmento manufatureiro, mas ainda com viés no campo positivo, de forma que a UCI local aumentou 3 pontos percentuais, indo de 85% a 88%.
A pesquisa, realizada todos os meses, é uma parceria do Sindimetal Norte com a Universidade Federal Tecnológica do Paraná. A coordenação é do professor Marcos Rambalducci.
Tal percepção é resultado da análise dos dados levantados que apontam para um aumento na quantidade de manufatura realizada, conforme revela o indicador de volume de produção em setembro na comparação com o mês anterior.
A produção de estoques esteve ligeiramente superior ao planejado levando também a pequena alta no estoque efetivo. O indicador de evolução do nível de empregos esteve em linha com a percepção de elevação no nível de ocupação da capacidade produtiva, com elevação no quadro de funcionários.
Os dados coletados nesta pesquisa indicam que este setor da indústria não tem mais pressão de demanda por seus produtos o que deve levar a uma estabilização na geração de novos postos de trabalho e manutenção no ritmo de produção muito próxima da atual para os próximos meses.
Os indicadores da Confederação Nacional da Indústria – CNI, parecem antecipar este cenário e apresentaram para o mês de setembro uma ligeira retração na sua Utilização da Capacidade Instalada saindo de 73% para 72%, ainda que tenha mantido as contratações no campo positivo.