Quando se pensa em hortelã, é provável que você lembre de chicletes ou mojitos. No entanto, essa erva vai muito além de um sabor refrescante. Há milhares de anos, pessoas recorrem à hortelã devido aos seus benefícios à saúde. Achados antigos da Grécia, Roma e Egito, por exemplo, mencionam o uso da hortelã para problemas digestivos e outras condições.
A folha de hortelã e o óleo essencial têm “uma longa história no tratamento de distúrbios digestivos, sendo úteis para náuseas, redução de inchaço e no tratamento de aftas”, afirma a Dra. Teresa Lovins, especialista em medicina de família, ao Jornal Paraná.
Como a hortelã pode beneficiar sua saúde:
Facilita a digestão e alivia dores estomacais
O consumo excessivo de alimentos e bebidas pode causar problemas digestivos, como indigestão, gases e inchaço. Nesses casos, a hortelã pode ajudar. Os principais componentes da erva — mentol e salicilato de metila — possuem propriedades antiespasmódicas, que ajudam a acalmar o trato gastrointestinal.
Em crianças com dores estomacais, uma revisão de 14 estudos clínicos mostrou que a hortelã reduziu a frequência, a duração e a gravidade dessas dores.
O óleo de hortelã também pode aliviar náuseas e vômitos. Em um estudo realizado com pacientes em quimioterapia, os participantes aplicaram uma gota de óleo essencial entre o nariz e o lábio superior três vezes ao dia, durante cinco dias após o tratamento. Os resultados mostraram uma redução na frequência e gravidade dos sintomas.
Para indivíduos com síndrome do intestino irritável (SII), o uso do óleo de hortelã por duas semanas pode trazer alívio, segundo uma revisão. Outro estudo demonstrou uma redução de 40% nos sintomas da SII após quatro semanas de uso.
Reduz sintomas de resfriado
Quando há congestão nasal e dor de garganta, o óleo de hortelã pode ser uma boa opção. “O mentol, ingrediente ativo no óleo de hortelã, pode atuar como descongestionante e expectorante, ajudando a aliviar os sintomas do resfriado”, diz Lovins.
Uma xícara quente de chá de hortelã também pode auxiliar na desobstrução dos seios paranasais, graças às propriedades anti-inflamatórias da erva, tornando a respiração mais fácil.
Alivia dores de cabeça
Aplicar óleo de hortelã na testa e nas têmporas pode ajudar a reduzir dores de cabeça, segundo Lovins. Isso ocorre porque o mentol promove aumento do fluxo sanguíneo e oferece uma sensação refrescante, aliviando a dor.
Um pequeno estudo confirmou essa teoria: o óleo aplicado na testa e nas têmporas proporcionou alívio significativo da dor e diminuiu náuseas causadas por enxaquecas. Outra pesquisa de 2019 apontou que gotas intranasais do óleo reduziram a intensidade e a frequência dos ataques de enxaqueca.
Acalma coceiras na pele
Os efeitos refrescantes da hortelã também ajudam a aliviar coceiras e erupções cutâneas. Um estudo demonstrou que o óleo, combinado com petrolato, reduziu a coceira nos participantes. A erva pode, ainda, aliviar irritações causadas por urticária, hera venenosa e carvalho venenoso.
“Mas é preciso ter cuidado,” alerta Lovins, “pois algumas pessoas podem desenvolver erupções na pele ao usar óleo de hortelã.”
Maneiras de usar hortelã
Há várias formas de incorporar a hortelã no dia a dia. Você pode adicionar algumas gotas de óleo em um banho quente ou utilizá-lo em um difusor de óleos essenciais para aliviar dores de cabeça ou congestão nasal.
Para dores estomacais, o chá de hortelã é uma excelente opção. A nutricionista Erin Palinski-Wade recomenda deixar folhas frescas de hortelã em água quente por cinco a dez minutos e adicionar uma gota de mel para adoçar. Em uma bebida refrescante, basta adicionar um punhado de folhas de hortelã ao preparo.
Além disso, a hortelã pode ser incorporada em diversos pratos. “O extrato de hortelã pode ser usado em sobremesas, como sorvete caseiro ou pudim de abacate com chocolate, para uma opção doce e nutritiva”, sugere Palinski-Wade. Saladas de frutas também combinam muito bem com folhas picadas, proporcionando um acompanhamento refrescante ou um lanche leve.
Se cozinhar não é o seu forte, as tradicionais balas de hortelã ou chocolates com menta são uma alternativa saborosa — ou você pode preparar os seus em casa.
Possíveis efeitos colaterais e precauções
Apesar de seus muitos benefícios e do sabor refrescante, a hortelã tem algumas contraindicações. Algumas das coisas mais importantes a se considerar:
- Os possíveis efeitos colaterais do óleo ingerido incluem azia, náusea, dor abdominal e boca seca. Em casos raros, pode ocorrer reação alérgica.
- Cápsulas de óleo de hortelã geralmente possuem um revestimento protetor para evitar azia. No entanto, se forem ingeridas junto com antiácidos, esse revestimento pode se dissolver rapidamente.
- Aplicar o óleo diretamente na pele pode causar irritação ou erupções. Recomenda-se realizar um teste de sensibilidade antes do uso.
- O óleo de hortelã não deve ser usado em bebês e crianças pequenas. Gestantes e lactantes devem evitar o uso, já que há poucas evidências sobre sua segurança nesse público.
Se houver dúvidas sobre o uso da hortelã em qualquer forma, consulte um médico. “Nenhuma erva ou suplemento é milagroso e capaz de resolver tudo sozinho,” afirma Lovins. “Por isso, sempre recomendo que os pacientes conversem comigo antes de adicionar qualquer suplemento ou erva à dieta, já que pode agravar sintomas ou interferir em medicamentos.”