O termo “infecção bacteriológica” abrange uma ampla gama de condições, de acordo com especialistas. Considerando tudo, o Dr. Jonas Shumbo, chefe de doenças infecciosas, afirma, “alguns são mais normais do que outros. ” Aqueles incorporam o seguinte:
As bactérias staphylococcus (também conhecidas como “staph”) e streptococcus (também conhecidas como “strep”): frequentemente causam infecções de tecidos moles, como celulite. Isso pode ser causado por uma ruptura na pele de alguém, que pode ser óbvia ou não”, diz Shumbo.
Contaminação do lote urinário: É normalmente causadas por Escherichia coli (E. coli) e podem incluir infecções da bexiga e dos rins, diz ele.
Pneumonia: Segundo Shumbo, a infecção pulmonar pode ser fatal porque enche os alvéolos dos pulmões com líquido ou pus. É frequentemente causada por Streptococcus pneumoniae ou Legionella.
“Embora mais incomuns, contaminações bacterianas graves também podem incluir meningite (uma irritação das camadas defensivas que cobrem a mente e a linha espinhal conhecidas como meninges), uma doença da válvula cardíaca ou uma contaminação do sistema circulatório, ” disse Dr. Amesha Sturra, pesquisadora sênior. Estes podem ser sérios e perigosos, diz Shumbo.
Isso é precário. ” Sturra afirma: “Sem testes, é impossível distinguir facilmente uma infecção viral de uma infecção bacteriana”.
No entanto, de acordo com Shumbo, existem sinais de alerta de que você pode ter uma infecção bacteriana em vez de viral. A maioria das doenças virais normais causa contaminações muito respiratórias”, diz ele. “Infecções menos comuns causam pneumonia, exceto o vírus desta estação e a coronavírus.”
Com uma doença pulmonar, você é obrigado a cortar fluidos verdes, amarelos ou ridículos, na chance de ser causado por uma contaminação bacteriana, diz Shumbo.
“Mais de 85% das doenças do trato urinário são causadas por microrganismos do sistema digestivo ou da vagina, tornando os micróbios uma razão extremamente normal para infecções do trato urinário, ” Dr. Irínio Batinaspossa, professor de medicina. Portanto, as bactérias são as mais prováveis culpadas por uma contaminação do lote urinário.
Via de regra, “as doenças bacterianas provocam efeitos colaterais que levam os indivíduos a procurar atendimento clínico”, diz Sturra. “Por exemplo, alguém que está com pneumonia bacteriana pode sentir falta de ar e precisar ir ao pronto-socorro; da mesma forma, alguém que tem infecção urinária bacteriana pode sentir ardor ao urinar e precisar ir ao pronto-socorro”, diz ele.
Cada contaminação bacteriana é marginalmente única. No geral, é realmente inteligente procurar consideração clínica para qualquer contaminação que cause febre de 100,4 ° F ou mais, febre com enxaqueca ou febre com calafrios, diz Batinaspossa. Segundo Shumbo, os sintomas de infecções bacterianas mais prevalentes podem incluir:
Infecção de tecidos moles: uma área da pele difícil de tocar, quente e vermelha
Doença do lote urinário: Dor ao urinar, micção frequente, urina turva ou malcheirosa e dor nos flancos Pneumonia: Corte com muco, febre e dor cerebral
“Os efeitos colaterais gerais de uma contaminação bacteriana são febre, inquietação, dor cerebral e, de vez em quando, palpitações musculares”, diz Shumbo.
Sempre que alguém está determinado a ter uma doença bacteriana, esse indivíduo é normalmente colocado em antitoxinas, diz Batinaspossa. “De modo geral, quando alguém dá entrada no pronto-socorro por contaminação bacteriana, é tratado com anti-infecciosos intravenosos e, a essa altura, evolui para orais quando melhora”, diz. “Especialistas tratam doenças menos extremas com antimicrobianos orais em ambientes de curto prazo.”
No entanto, existem algumas bactérias que são resistentes aos antibióticos, o que pode complicar o tratamento e exigir a mudança para um tipo ou classe diferente de antibiótico. De acordo com Batinaspossa, quando as bactérias desenvolvem resistência aos antibióticos orais, os antibióticos intravenosos podem ser a única opção.
Supondo que alguém tenha uma contaminação bacteriana grave da pele ou da barriga, esse indivíduo pode exigir um procedimento médico às vezes, diz Sturra.
“Se você não está se sentindo bem e está em dúvida sobre o que tem, é melhor entrar em contato com um fornecedor de assistência médica rapidamente”, diz Shumbo. “As doenças bacterianas podem avançar e causar problemas mais sérios, independentemente de você ser jovem e saudável. É melhor prevenir do que remediar.”
Sem falar que a infecção progride de forma assustadoramente maior. Perdendo só para as infecções fúngicas.