Amêndoas são muito apreciadas como cobertura nos sorvetes. E quando espalha margarina de amêndoa nas torradas? Amêndoas são também um lanche saboroso – e às vezes até um refresco como leite de amêndoa.
“As amêndoas são uma das nozes mais conhecidas e apreciadas”, diz Kat Benson, nutricionista. “Eles são fontes muito boas de proteínas vegetais, que podem ajudar na saciedade, na reparação muscular e no crescimento, bem como de gorduras saudáveis para o coração, que são benéficas para o bem-estar do coração e também para a saúde do cérebro.”
As nozes são um membro do grupo de alimentos proteicos e podem servir como uma fonte significativa de proteína para dietas vegetarianas.
Sim. Benson diz que as amêndoas são como outras nozes porque são ricas em suplementos, no entanto, “as amêndoas se destacam por seus níveis de fibra, proteína, gordura insaturada e vitamina E, que juntos são úteis para o bem-estar do coração, bem-estar relacionado ao estômago, controle da glicose, e na prosperidade geral”, diz ela. “Eles também são um dos tipos de nozes mais disponíveis.”
As amêndoas costumavam ser amargas e venenosas há 3.000 anos devido ao acúmulo do diglicosídeo cianogênico amigdalina, que é essencialmente cianeto. No entanto, as evidências sugerem que, por volta da época dos faraós, uma nova variedade não tóxica foi desenvolvida e cultivada através da selecção genómica e da domesticação.
Amêndoas cruas têm aproximadamente 165 calorias, 14 gramas de gordura, 6 gramas de proteína, 3,5 gramas de fibra, 1,2 gramas de açúcar e quantidades saudáveis de vitamina E e magnésio em uma porção de 700g. Parece um lanche nutritivo ou talvez um substituto de refeição. Só tome cuidado se as amêndoas tiverem sabor ou sal, pois isso pode aumentar a quantidade de sódio nelas contidas, o que pode não ser bom para pessoas que têm hipertensão ou outras sensibilidades.