23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioEsporteRally Transparaná termina após passar por 155 cidades do...

Rally Transparaná termina após passar por 155 cidades do Paraná

spot_img

Após uma semana intensa percorrendo mais de 2 mil quilômetros pelo estado do Paraná, os mais de 300 carros e motos que participaram da 30ª edição do Rally de Regularidade Transparaná finalizaram o trajeto neste sábado (17) em uma chegada emocionante na Praça dos Namorados, em Guaratuba. Com sete etapas abrangendo 155 municípios, o evento se destaca como o maior rally de regularidade do mundo.

Desde sua primeira edição em 1994, o Rally Transparaná desafia os competidores a cruzarem o estado, explorando caminhos históricos percorridos por desbravadores, tropeiros, colonizadores, indígenas e jesuítas. Além da competição, o evento visa homenagear a história, as potencialidades econômicas, turísticas e agrícolas do Paraná e de seus municípios.

Diferentemente dos rallies de velocidade, onde o objetivo é completar o trajeto no menor tempo possível, o rally de regularidade demanda que os participantes sigam uma rota pré-definida mantendo uma velocidade constante. A navegação requer precisão, utilizando instrumentos como GPS, planilhas e bússolas.

Ana Carolina Weddernhoff, presidente do Jeep Clube Curitiba e organizadora do evento, explica: “Elaboramos uma planilha que dita a velocidade em que eles devem estar em cada trecho da prova, e cada competidor tem o posicionamento controlado por satélite. Ganha quem for mais preciso, e não necessariamente mais rápido.”

Ana destaca ainda a formação de uma comunidade unida ao longo dos 30 anos do Rally e a participação significativa de novos pilotos nesta edição.

As modalidades foram divididas conforme veículos e experiência dos competidores, com premiação diária para todas as categorias em cada cidade-sede. Para carros, as categorias incluíram Master, Graduado, Turismo e Light. No caso das motos, que competem individualmente, foram estabelecidas as categorias Elite, Max Big Trail e Big Trail para profissionais, intermediários e iniciantes, respectivamente.

Amauri Cabrini, “Piloto 0” responsável por abrir as provas, destaca que as adversidades enfrentadas, como dias de calor intenso, chuva, areia e lama, contribuem para tornar a experiência dos competidores mais marcante. Ele avalia a edição de 30 anos como memorável, com uma conclusão notável no Litoral do Estado.

A jornada teve início em 11 de fevereiro, partindo do Parque das Marinas, em Guaíra, na divisa com o Paraguai. Ao todo, foram sete etapas, com pontos de partida e chegada em Guaíra, Umuarama, Apucarana, Guarapuava, Castro, Curitiba e Guaratuba.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui