16.8 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioMundoRegras novas do Pix começam a valer hoje

Regras novas do Pix começam a valer hoje

spot_img

A partir de hoje, 1º de novembro, estão em vigor novas regras para o Pix, que têm como objetivo principal reforçar a segurança das transações e prevenir fraudes. A realização de transferências acima de R$ 200 agora só poderá ser feita através de dispositivos, como celulares ou computadores, que estejam previamente cadastrados na instituição financeira. Para dispositivos não registrados, o limite diário será de R$ 1 mil.

A nova exigência de cadastro se aplica exclusivamente a dispositivos que ainda não tenham sido utilizados para transações via Pix. Aqueles que já estão cadastrados não sofrerão alterações.

Outro ponto importante é que as instituições financeiras precisarão aprimorar suas tecnologias de segurança. Elas terão a responsabilidade de implementar soluções que identifiquem transações suspeitas, levando em consideração o perfil do cliente, com base nas informações de segurança que o BC mantém.

Além disso, as instituições devem informar seus clientes por meio de canais eletrônicos acessíveis sobre como evitar fraudes. Também será necessário realizar verificações a cada seis meses para identificar possíveis indícios de fraudes associados aos clientes nos sistemas do Banco Central.

Essas novas diretrizes permitirão que as instituições financeiras adotem medidas específicas em caso de transações suspeitas, como aumentar o tempo necessário para que clientes considerados de risco realizem operações e até bloquear pagamentos temporariamente. Em situações de suspeita ou confirmação de fraudes, elas poderão optar por encerrar o relacionamento com o cliente.

Pix Automático

O Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Essa nova funcionalidade, que está sendo desenvolvida desde o final do ano passado, facilitará cobranças recorrentes em diversos setores, como serviços públicos, instituições financeiras, escolas, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming e clubes de assinatura.

Com o Pix Automático, os usuários poderão autorizar cobranças automáticas diretamente de seus dispositivos, permitindo que os valores sejam debitados sem a necessidade de autenticação em cada transação. O Banco Central acredita que essa inovação ajudará a reduzir os custos operacionais para as empresas e a diminuir a inadimplência.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui