Motoristas que passarem pelo Centro e Centro Cívico nesta quinta-feira (16/6) deverão ficar atentos aos bloqueios temporários de trânsito que ocorrerão na Praça Tiradentes, Rua Barão do Serro Azul, Avenida Cândido de Abreu e vias do entorno para as celebrações do Corpus Christi.
Os bloqueios começam às 7h e vão até as 18h30.
A comemoração deverá reunir cerca de 90 mil pessoas e agentes da Setran (Superintência de Trânsito) vão auxiliar os pedestres e motoristas ao longo do dia.
Como vai funcionar
A tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi, usando serragem, tinta, pó de café e outros materiais, começa às 7h da Rua Barão do Serro Azul, perto da Praça Tiradentes, até o fim Avenida Cândido de Abreu (Praça Nossa Senhora da Salette).
Durante a confecção do tapete, uma faixa do trânsito das duas vias será bloqueada. As demais faixas e ruas próximas continuarão livres para a passagem de veículos.
A missa na Praça Tiradentes está programada para as 15h. Durante a celebração, os acessos à praça pela Rua Cruz Machado (no cruzamento com a Rua do Rosário) e pela Barão do Serro Azul (pela Rua Tobias de Macedo) ficarão bloqueados.
Às 16h30, os fiéis seguirão em procissão pela Barão do Serro Azul e pela Cândido de Abreu, até chegarem à Praça Nossa Senhora da Salette. Haverá bloqueio total das duas vias.
Apresentações religiosas completam a programação na praça, até as 18h30. Depois disso, começará a limpeza da via e a dispersão do público e os bloqueios começam a ser liberados.
O acesso à Praça Nossa Senhora da Salette pelas ruas Professor Benedito Nicolau dos Santos e Deputado Mário de Barros também permanecerá bloqueado das 7h até o fim do evento, às 18h30.
Ruas bloqueadas durante a procissão
Para garantir a segurança dos fiéis, ruas que dão acesso à Barão do Serro Azul e à Cândido de Abreu também ficarão bloqueadas das 15h30 até as 17h, conforme a lista abaixo.
Rua Treze de Maio, nos cruzamentos com a Trajano Reis e a Duque de Caxias;
Rua Paula Gomes, no cruzamento com a Mateus Leme;
Rua Inácio Lustosa, nos cruzamentos com as ruas Riachuelo e Presidente Faria;
Avenida João Gualberto, no cruzamento com o acesso à Rua Heitor Stockler de França;
Rua Heitor Stockler de França, no cruzamento com a Rua Ary Camargo Queiroz;
Rua Aristides Teixeira, nos cruzamentos com a Mateus Leme e a Cândido de Abreu;
Rua Ernani Santiago de Oliveira, no cruzamento com a Papa João XXIII;
Rua Roberto Barrozo, no cruzamento com a Cândido de Abreu;
Rua Papa João XXIII, no cruzamento com a Lysimaco Ferreira da Costa;
Rua Lysimaco Ferreira da Costa, no cruzamento com a Marechal Hermes;
Rua Campos Sales, no cruzamento com a Mauá;
Avenida João Gualberto, nos cruzamentos com a Mauá e a Augusto Severo.