A Prefeitura de Curitiba iniciou a distribuição dos boletos do IPTU 2025, que também podem ser acessados digitalmente através do Curitiba App, site da Prefeitura e página da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. O imposto, que incide sobre 980.071 unidades tributárias, tem vencimento em 20 de março, oferecendo 10% de desconto para pagamento à vista ou a opção de parcelamento em até dez vezes sem juros.
Segundo Sergio Luiz Primo, diretor de rendas imobiliárias da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, a entrega das cartas pelos Correios deve ser concluída até o início de março. Os contribuintes que não receberem o documento físico podem emiti-lo através dos canais digitais ou nos núcleos da Secretaria de Finanças.
Como nos anos anteriores, os contribuintes receberão em casa o documento para pagamento à vista e da primeira parcela. As demais parcelas devem ser emitidas no site da Prefeitura ou pelo Curitiba App. Para gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) pela internet, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.
O pagamento pode ser efetuado nos bancos conveniados – Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob, Mercantil e Ailos – através dos caixas eletrônicos ou internet banking. Também são aceitos pagamentos via PIX, cartão de débito ou crédito, além da opção de débito automático.
Para aderir ao débito automático, os contribuintes devem fazer a solicitação ao banco 30 dias antes do vencimento da parcela. A primeira parcela será debitada em 28 de março, e as demais todo dia 20. A solicitação pode ser feita mesmo após o pagamento das primeiras parcelas.
A maioria dos imóveis terá correção apenas pela inflação acumulada de 4,87% (IPCA). Aproximadamente 7% das unidades, que ainda não completaram a atualização da Planta Genérica de Valores, terão reajuste máximo de 22,87%, exceto quando o valor da correção for inferior a R$ 250.
A Taxa de Coleta de Lixo (TCL) 2025 também será corrigida pela inflação, variando entre R$ 194,31 e R$ 427,47 para unidades residenciais, e entre R$ 322,08 e R$ 1.062,54 para estabelecimentos não residenciais, dependendo da área e frequência de coleta.
O IPTU, segunda maior fonte de arrecadação do município, tem previsão de receita de R$ 1,55 bilhão para 2025. Os recursos são convertidos em benefícios para a população, incluindo a manutenção dos cinco restaurantes populares com refeições a R$ 3, Armazéns da Família com alimentos 30% mais baratos, e investimentos em infraestrutura como R$ 24,4 milhões em obras de macrodrenagem e R$ 37 milhões em manutenção de estruturas.
Na área da saúde, os recursos possibilitam o atendimento de 68 mil pessoas diariamente no SUS Curitibano, a realização de 2,1 milhões de consultas médicas anuais nas unidades básicas, 1 milhão de consultas com enfermagem, e 1,5 milhão de atendimentos nas UPAs. O sistema também garante a distribuição de 313 milhões de unidades de medicamentos por ano, beneficiando 920 mil usuários, além de 7,8 mil internamentos e 2,3 mil cirurgias anuais no Hospital Municipal do Idoso.
A segurança é contemplada com a Muralha Digital, que conta com 2 mil câmeras de monitoramento, e investimentos em uniformes, coletes balísticos e munição para a Guarda Municipal. Na área esportiva, são oferecidas 40 mil vagas para atividades físicas gratuitas, além do apoio a atletas e paratletas através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Para esclarecimentos, a Prefeitura disponibiliza atendimento através da Central 156, WhatsApp (41) 99876-2903 e Portal da Secretaria de Finanças. O prazo para impugnação do IPTU 2025 é até 20 de março, via Processo Eletrônico de Curitiba (Procec).
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