InícioSaúdeSaúde alerta sobre os cuidados contra as Síndromes Gripais

Saúde alerta sobre os cuidados contra as Síndromes Gripais

spot_img

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta sobre as medidas mais importantes a serem tomadas durante o inverno, que começa na quarta-feira e é marcado por temperaturas baixas recordes em várias partes do Paraná. Com o frio, a disseminação de vírus que causam resfriados, gripes, otites e até a Covid-19 se agrava, tornando ainda mais importante estar atento a eles, principalmente em populações vulneráveis como crianças, idosos e gestantes.

“É um período propenso a doenças e é preciso estar sempre ligado para proteger sua saúde pessoal. Por isso, fazemos um apelo para que todos os paranaenses compareçam aos postos de vacinação e completem seu esquema vacinal. A imunização contra vírus como da Influenza e Covid-19 é indispensável para evitar complicações e manter o sistema imunológico em dia”, afirmou Beto Preto, o secretário de Estado da Saúde.

As Síndromes Gripal (SG), comuns nessa época, são caracterizadas por sintomas como febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dor de cabeça, além de possíveis distúrbios do olfato ou do paladar. Mais de 56 mil paranaenses foram acometidos pela forma mais grave dessas manifestações, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), apenas no ano passado. Neste ano, foram notificados 13.712 casos de SARS no Paraná, sendo 575 por influenza e 1.883 por Covid-19. Além disso, foram relatadas 809 mortes confirmadas por essas complicações relacionadas à síndrome.

Pelos dados do vacinômetro nacional, o Paraná já administrou mais de 29 milhões de doses da Covid-19 até o momento. Em relação a essa vacinação, a vacina bivalente recebe mais atenção, pois apenas 13,9% das pessoas com mais de 18 anos a recebem. Com pouco mais de 2,8 milhões de doses administradas, o Estado ocupa a sexta posição no ranking nacional de influenza, respondendo por aproximadamente 54% do grupo prioritário.

As defesas do organismo podem ser fortalecidas com a adoção de hábitos saudáveis. Atividade física, hidratação, alimentação balanceada, uso de roupas adequadas e manutenção de ambientes arejados são algumas das principais recomendações para esta época. A higiene das mãos também é essencial para a prevenção, que é uma das lições mais importantes da pandemia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que lavar as mãos corretamente pode reduzir o risco de contrair conjuntivite, gripe ou dor de garganta em até 40%. A suplementação de vitamina D também é recomendada devido aos dias mais curtos e frios do inverno, quando a exposição solar tende a ser menor.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui