24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioEconomiaSEC cobra 11 com a criação e promoção de...

SEC cobra 11 com a criação e promoção de US$ 300 milhões em cripto “esquema Ponzi”

spot_img

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que acusou 11 indivíduos por seus papéis na criação e promoção de uma pirâmide criptográfica fraudulenta e esquema Ponzi (também chamado de esquema de pirâmide) que arrecadou mais de US$ 300 milhões de investidores de varejo.

A agência alegou que o Forsage.io, um site que permitiu que milhões de investidores de varejo entrassem em transações por meio de contratos inteligentes que operavam nas blockchains Ethereum, Tron e Binance, operava como um esquema de pirâmide há mais de dois anos, com investidores ganhando dinheiro ao inscrever outros no esquema. De acordo com a reclamação da SEC, a plataforma supostamente usou ativos de novos investidores para pagar investidores anteriores.

De acordo com o site da Forsage, é uma “plataforma de rede descentralizada baseada em contratos inteligentes”.

É o mais recente movimento da SEC no combate a supostas fraudes relacionadas a criptomoedas, depois que a agência em maio quase dobrou o tamanho de seus recém-renomeados Crypto Assets and Cyber ​​Unit.

O Forsage.io foi lançado por Vladimir Okhotnikov, Jane Doe, também conhecido como Lola Ferrari, Mikhail Sergeev e Sergey Maslakov, em janeiro de 2020, enquanto os fundadores viviam na Rússia, na República da Geórgia e na Indonésia, de acordo com o site Forsage.io. SEC.

Além dos fundadores, a SEC também acusou três promotores sediados nos EUA que patrocinaram o Forsage em seus sites e plataformas de mídia social, e vários membros dos chamados Crypto Crusaders – o maior grupo promocional da plataforma que operava nos Estados Unidos.

“Os fraudadores não podem contornar as leis federais de valores mobiliários concentrando seus esquemas em contratos inteligentes e blockchains”, escreveu Carolyn Welshhans, chefe interina da unidade de ativos criptográficos e cibernéticos da SEC, em comunicado na segunda-feira.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui