Após uma trajetória decepcionante em oito partidas, o técnico Fábio Matias foi desligado do Coritiba na noite desta terça-feira (22 de julho). O ponto final foi marcado pela derrota avassaladora para o Santos por 4×0 na Vila Belmiro. Em sua estreia como técnico efetivo de um clube profissional, Matias viu-se imerso na crise que envolve o Coritiba, testemunhando uma regressão tática da equipe que resultou na perda do cargo, tendo conquistado apenas uma vitória à frente do Coxa. Na série B, ainda há chances do time de ir para zona de rebaixamento.
Fábio Matias chegou ao Coritiba respaldado pelo diretor técnico Paulo Autuori, destacando-se por sua breve passagem como interino no Botafogo, onde ajudou na recuperação da equipe em dez partidas, um feito mencionado como parte de seu “currículo”. Em sua apresentação, enfatizou um estilo de trabalho único, afirmando: “Eu tenho meu próprio DNA, alinhado com as ideias do clube.” Sob seu comando, o Coritiba teve seu melhor desempenho da temporada na vitória por 1×0 sobre o América-MG, porém esta foi sua única conquista à frente da equipe.
A decisão de demiti-lo ocorre após duas derrotas consecutivas e um protesto da torcida, que reuniu quase 4 mil pessoas na sexta-feira (19 de julho). No dia seguinte, o Conselho Deliberativo expressou críticas à Treecorp pela primeira vez, refletindo um ambiente conturbado nos bastidores do clube.