InícioCiênciaTecpar lança guia de análise de alimentos

Tecpar lança guia de análise de alimentos

spot_img

O Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná, desenvolveu um guia prático destinado a auxiliar profissionais, especialistas e pesquisadores envolvidos na análise de alimentos em laboratórios, universidades e institutos de pesquisa. Este projeto foi financiado por meio do Fundo Paraná, que tem como responsabilidade fomentar a ciência e tecnologia no Estado.

Intitulado “Guia de Microscopia de Identificação de Matéria Estranhas em Alimentos”, o estudo foi elaborado por Aline de Carvalho, bióloga e analista de Desenvolvimento Tecnológico, e Andressa Mendes, bolsista atuante no projeto “Desenvolvimento de Pesquisas e Metodologias Científicas para a Avaliação dos Impactos da Atividade Agropecuária no Estado do Paraná”. Ambas são membros do Laboratório de Biologia do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar.

Além de oferecer uma introdução sólida às técnicas e aplicações da microscopia, o guia inclui imagens identificadas de impurezas encontradas em algumas das amostras analisadas pelas biólogas. Aline destaca: “Além de orientar o trabalho no nosso dia a dia, compartilhamos este guia para que ele também possa auxiliar, de forma prática, o trabalho dos profissionais que atuam na análise microscópica de alimentos”.

O propósito do documento é facilitar as atividades nos laboratórios de microscopia de alimentos, especialmente em relação à RDC nº 623/2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa resolução estabelece limites de tolerância para matérias estranhas em alimentos e orienta sobre os métodos de análise para fins de avaliação de conformidade.

A ideia de criar o guia surgiu da observação diária de que muitas amostras analisadas pelas biólogas eram descartadas após a conclusão da análise. Aline explica: “Algumas amostras contêm elementos difíceis de identificar, que não têm registro ou referência. Precisamos ler várias referências para descobrir do que se trata. Então começamos a fotografar, catalogar e registrar todos estes itens, utilizando literaturas de referência, para que as informações servissem de apoio em futuras análises. Organizamos de um jeito bem prático, para auxiliar a identificar com mais precisão o elemento estranho presente naquele alimento”.

Segundo Andressa, esta é a primeira versão do guia, que representa o primeiro passo em direção a uma exploração mais profunda e completa na microscopia de alimentos. Ela destaca o compromisso de aprendizado contínuo, indicando a intenção de enriquecer o guia com mais conteúdo, técnicas aprimoradas e um banco de dados mais abrangente.

No Laboratório de Biologia do Tecpar, são conduzidas análises histológicas e de sujidades em alimentos. A análise histológica avalia a presença de elementos vegetais, estranhos ou fraudes na composição do alimento. Por sua vez, a análise de sujidades investiga a presença de contaminação animal, como roedores, insetos e pássaros, ou de outros elementos que não pertencem ao alimento, indicando más condições sanitárias de produção.

O Tecpar é referência nacional e realiza análises químicas e biológicas em alimentos, bebidas e rações animais, visando avaliar tanto a qualidade do produto quanto as boas práticas de fabricação. Seus laboratórios, acreditados pelo Inmetro, registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária e habilitados pela Anvisa, contam com uma estrutura moderna e equipe técnica altamente qualificada.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui