InícioPolíticaTelescópio James Webb revela facetas do Universo

Telescópio James Webb revela facetas do Universo

spot_img

O telescópio espacial James Webb está revelando um novo Universo, em uma das fotos divulgadas na terça-feira, há uma imagem capturada da Nebulosa do Anel Sul, uma nuvem de poeira e gás, distante dois mil anos-luz do planeta Terra.

Os avanços tecnológicos do James Webb ajudou a explorar a poeira cósmica da Nebulosa do Anel Sul e revelou algo que nenhum astrônomo tinha detectado antes, uma visão lateral de uma galáxia distante.

A faixa azulada nesta imagem em close-up da Nebulosa do Anel Sul é uma galáxia de ponta (Foto: Paola Rosa-Aquino/NASA, ESA, CSA e STScI)

“Fiz uma aposta que dizia ‘é parte da nebulosa'”, disse Karl Gordon, astrônomo da NASA, durante a revelação da imagem. “Perdi a aposta, porque então analisamos com mais cuidado as imagens Nircam e MIRI, e é muito claramente uma galáxia de ponta”. Como Webb está visualizando a borda da galáxia, ela aparece como uma linha fina e azulada no canto superior esquerdo da imagem. Quando vistos dessa perspectiva, os astrônomos podem estudar como as estrelas são distribuídas por toda a galáxia.

O portal Business Insert explica que os cientistas da Webb ainda não forneceram informações adicionais sobre a galáxia que bombardeou a Nebulosa do Anel Sul. “Uau. Uau. Isso. Esta imagem de infravermelho próximo é – uau”, disse Alex Lockwood, cientista do projeto, ao compartilhar as duas novas imagens da nebulosa na terça-feira.

A Nebulosa do Anel Sul, capturada por Webb em luz infravermelha média, gerada pelos restos de uma estrela moribunda.(Foto: NASA, ESA, CSA, STScI)

Muitas vezes descrito como o sucessor do Telescópio Espacial Hubble, o Webb foi lançado em 25 de dezembro de 2021, após mais de duas décadas de desenvolvimento. Desde então, o telescópio de US$ 10 bilhões viajou mais de 1 milhão de milhas da Terra e agora está estacionado em uma órbita gravitacionalmente estável, coletando luz infravermelha. Ao coletar luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, Webb é capaz de cortar a poeira cósmica e ver o passado distante, até os primeiros 400 milhões de anos após o Big Bang.

A fim de mostrar as capacidades do telescópio e mostrar que o telescópio está finalmente funcionando, a NASA estreou seu primeiro lote de imagens coloridas. O poderoso telescópio capturou duas imagens separadas da Nebulosa do Anel Sul, ambas em luz infravermelha média e infravermelha próxima.

O Anel Sul, ou nebulosa “Eight-Burst”, é uma concha vívida de gás e poeira expelida para o espaço por uma estrela moribunda.

“Enquanto a estrela está morrendo, em seus últimos estertores, ela começa a tremer. Ela pulsa. E no final disso, puf, ela sai”, disse Klaus Pontoppidan, cientista do projeto JWST no Goddard Space Flight Center da NASA, a repórteres. depois de revelar as imagens. “Então você vê o que a estrela fez pouco antes de criar esta nebulosa planetária. Acho fascinante porque são como camadas geológicas, e você pode ver a história de seus últimos momentos.”

A imagem do Hubble da Nebulosa do Anel Sul (esquerda) tem apenas uma luz em seu centro, enquanto JWST (direita) mostra claramente duas estrelas. Equipe do Hubble Heritage (Fotos: STScI/AURA/NASA); NASA, ESA, CSA, STScI)

As novas imagens não apenas mostram a estrela moribunda em mais detalhes, mas também revelaram uma segunda estrela, gravitacionalmente ligada a ela, que anteriormente estava oculta. Os astrônomos disseram que estudar detalhadamente as estrelas outrora escondidas os ajudará a entender como elas moldam a nuvem de gás e poeira.

No fim de semana, a equipe do JWST iniciou seu primeiro ano de operações científicas normais. “Hoje, a missão Webb está aberta para negócios científicos”, disse Michelle Thaller, diretora assistente de comunicação científica do Goddard Space Flight Center da NASA, acrescentando: “E o melhor ainda está por vir”.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui