Durante a pandemia de coronavírus os costumes e as relações de trabalho mudaram, hoje, muitas profissões não precisam ter mais uma cadeira, uma escrivaninha e um endereço de negócios para trabalharem, podem fazer tudo diretamente de casa ou de qualquer lugar onde se tenha um ponto de internet.
Essa nova realidade de você trampar em Curitiba e morar em Maringá pode causar um “terromoto” na forma como as pessoas vivem suas vidas, na opinião do bilionário do Vale do Silício Marc Andreesen.
Durante um podcast com o economista Tylor Cowen, o investidor discutiu como o aumento do trabalho remoto na era da pandemia poderia mudar a civilização, uma noção sobre a qual ele falou antes.
Tudo foi contado no portal do BusinessInsider: “por milhares de anos, se você fosse um jovem esperto e ambicioso – e isso é verdade para os Medici, e é verdade para os gregos – você tinha que ir à cidade para basicamente ter uma oportunidade”, disse Andreessen no programa.
Mas com muitas empresas mantendo políticas de trabalho remoto e híbrido desde o início de 2020, os funcionários agora sem restrições estão livres para deixar as grandes cidades para lugares mais acessíveis e anteriormente menos populosos, como Kansas City, Missouri, que foi recentemente nomeado o primeiro lugar no ranking. EUA para viver e trabalhar remotamente.
“É potencialmente um terremoto”, disse Andreessen a Cowen. “É potencialmente uma daquelas coisas que, em cem anos, as pessoas poderiam olhar para trás e dizer: ‘Esse foi um verdadeiro ponto de virada para o desenvolvimento da sociedade’.”
O investidor disse que está animado com essa ideia, acrescentando que “se todos ainda puderem ter acesso a ótimos empregos de conhecimento online, talvez essa seja uma maneira fundamentalmente melhor de viver”.
Andreessen escreveu em um post de blog em meados de 2021 que o trabalho remoto pode acabar sendo mais significativo do que a internet e marcaria uma “mudança civilizacional permanente”.
“Talvez seja a coisa mais importante que aconteceu na minha vida, uma consequência da internet que talvez seja ainda mais importante que a internet”, disse ele.
As principais cidades dos EUA, como São Francisco e Nova York, têm visto um fluxo constante de trabalhadores de saída fugindo dos altos custos de moradia para locais mais baratos, incluindo Austin, Texas.
De acordo com um estudo de março da plataforma de empregos flexíveis Upwork, cerca de cinco milhões de americanos se mudaram por causa de políticas de trabalho remoto desde 2020.