25.3 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioMundoTrês estados dos EUA declararam estado de emergência devido...

Três estados dos EUA declararam estado de emergência devido a varíola dos macacos

spot_img

Três estados nos Estados Unidos declararam estado de emergência após vários surtos de varíola dos macacos.

Quase 6.000 casos de varíola dos macacos foram confirmados nos EUA, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. A chamada “monkeypox” pode causar furúnculos e erupções cutâneas cheias de pus, bem como sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. Informações do portal Insider.

O vírus que causa a varíola dos macacos é muito menos viral do que o coronavírus que causa a Covid-19 e, embora as infecções por varíola dos macacos não tenham se mostrado particularmente letais, os pacientes estão relatando sintomas severamente dolorosos.

As infecções por monkeypox são mais comuns na África central e ocidental, mas foram detectados casos na Europa e na América do Norte. Na semana passada, a Casa Branca anunciou que enviaria aos estados mais 786.000 doses de vacina contra a varíola dos macacos – além das 296.000 doses prometidas no início deste ano – enquanto as autoridades estaduais de saúde lutam para lidar com os surtos.

No final de maio, a Organização Mundial da Saúde disse na época que não estava particularmente preocupada com os surtos de varíola se transformando em uma pandemia, mas acrescentou que era muito cedo para descartar completamente a possibilidade.

Em resposta ao rápido surto da doença nos EUA, os governadores declararam estados de emergência para expandir os recursos para impedir a propagação.

Califórnia

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência em 1º de agosto, depois que o estado relatou mais de 800 casos de varíola, de acordo com o CDC.

“A Califórnia está trabalhando urgentemente em todos os níveis de governo para retardar a propagação da varíola, alavancando nossos testes robustos, rastreamento de contatos e parcerias comunitárias fortalecidas durante a pandemia para garantir que aqueles em maior risco sejam nosso foco para vacinas, tratamento e divulgação. “, disse Newsom em um comunicado.

Ele acrescentou: “Continuaremos a trabalhar com o governo federal para garantir mais vacinas, aumentar a conscientização sobre a redução de riscos e apoiar a estigmatização da comunidade LGBTQ”.

Illinois

O governador de Illinois, JB Pritzker, anunciou uma emergência de saúde pública por causa da varíola, que ele descreveu como “uma doença rara, mas potencialmente grave, que requer a mobilização total de todos os recursos de saúde pública disponíveis para evitar a propagação”.

Em 1º de agosto, quando o governador declarou estado de emergência, o estado registrou mais de 500 casos.

“Estou declarando estado de emergência para expandir os recursos e os esforços de coordenação das agências estaduais para responder, tratar e prevenir a propagação do MPV”, disse Pritzker em comunicado.

Nova york

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, assinou uma ordem executiva emitindo um estado de emergência contra a varíola dos macacos em 29 de julho para “fortalecer nossos esforços agressivos em andamento para enfrentar esse surto”.

“Mais de um em cada quatro casos de varíola neste país estão no estado de Nova York, e precisamos utilizar todas as ferramentas em nosso arsenal enquanto respondemos”, disse Hochul em comunicado. “É especialmente importante reconhecer as maneiras pelas quais esse surto está atualmente tendo um impacto desproporcional em certos grupos de risco”.

Em 1º de agosto, o estado de Nova York relatou quase 1.400 infecções por varíola, de acordo com dados do CDC.

Além de intensificar os esforços para garantir mais vacinas contra a varíola e melhorar os testes, a ordem executiva assinada por Hochul também expandirá o grupo de funcionários certificados que podem administrar vacinas, incluindo funcionários do EMS, farmacêuticos e parteiras.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui