O ex-presidente Donald Trump levou a Truth Social para sua plataforma de mídia social no fim de semana para atacar o FBI por sua operação em Mar-a-Lago.
Em uma série de mensagens, Trump reclamou que o FBI vasculhou a casa, incluindo os armários de sua esposa Melania Trump.
Ele também repetiu a alegação infundada de que o FBI poderia ter plantado evidências em Mar-a-Lago: “Não havia como saber se o que eles levaram era legítimo, ou havia uma ‘evidência plantada’?”
O FBI invadiu a residência de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, como parte de uma investigação que buscava descobrir se ele manipulou incorretamente os registros do governo ao tirá-los da Casa Branca.
O Departamento de Justiça está investigando se Trump violou três leis, incluindo a Lei de Espionagem, de acordo com o mandado aberto na sexta-feira. O mandado incluía um inventário completo dos itens apreendidos.
A defesa de Trump sobre os registros encontrados em Mar-a-Lago mudou repetidamente, de sugerir que evidências foram plantadas, acusar falsamente o ex-presidente Barack Obama de fazer o mesmo e alegar que todos “trazem para casa seu trabalho de tempos em tempos”. Informações do portal Insider.
Junto com várias mensagens que escreveu, Trump republicou mais de uma dúzia de mensagens de apoiadores.
Algumas das contas que ele republicou tinham nomes com referências a QAnon ou à direita alternativa e apontavam para teorias da conspiração desmascaradas sobre o FBI.
Uma das contas foi chamada de “WWG1WGA”, uma abreviação da frase “onde vamos um, vamos todos”, que é um slogan popular da QAnon.
Trump republicou outra mensagem de uma conta chamada “We The Pepe” (Nós o Pepe), um meme de um sapo verde que foi rotulado como “símbolo de ódio” pela Liga Antidifamação por seus links para racismo online, antissemitismo e alt-certo.
As postagens geralmente apresentavam capturas de tela de tweets ou memes em apoio a Trump e criticando o FBI.
Trump também republicou uma imagem que listava vários supostos delitos do FBI, incluindo teorias da conspiração infundadas sobre o plano de sequestro de Gretchen Whitmer ser falso e alegações de que informantes do FBI participaram do motim no Capitólio. Não é a primeira vez que Trump faz referência a essas teorias da conspiração.
—Zachary Petrizzo (@ZTPetrizzo) 14 de agosto de 2022
Muitas das postagens foram compartilhadas por Trump dentro de uma hora, o que sugere o atual estado de espírito do ex-presidente.
Fontes disseram ao The Washington Post que Trump parecia estar “otimista” imediatamente após a busca do FBI, pois acreditava que o ataque faria com que os republicanos unissem a ele.
No entanto, quando foi revelado que o FBI havia apreendido 11 conjuntos de documentos confidenciais, entre outras coisas, aqueles que o defendiam ficaram calados.
Depois disso, o humor animado de Trump às vezes ficou sombrio, de acordo com pessoas que estiveram ao seu lado, informou o The Post.