28.4 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioCiênciaUm buraco negro está cuspindo estrelas

Um buraco negro está cuspindo estrelas

spot_img

Buracos negros podem se tornar comedores sujos.

Se uma estrela se aproximar demais, ela será atraída pela imensa força gravitacional do buraco negro. Eles às vezes são “espaguetificados” ou desenhados em longas linhas de luz orbitando o buraco negro do disco de acreção, aquecendo-os como água em um cano antes de desaparecer. A matéria aquecida sai do buraco negro, sinalizando aos telescópios que um evento de ruptura das marés (TDE) está ocorrendo. Informações do portal popular mechanics.

Quando uma estrela é dilacerada e devorada dessa maneira caótica, os raios duram pouco tempo. Em outubro de 2018, uma estrela com um décimo da massa do nosso Sol desapareceu em um buraco negro galáctico a 665 milhões de anos-luz de distância. Isso era TDE típico. Os radiotelescópios não conseguiram detectar o evento meses depois, e os astrofísicos voltaram sua atenção para outras partes do céu. Informações do portal popular mechanics.

Mas três anos depois, a mesma estrela de repente brilhou novamente. “Ficamos completamente deslumbrados, nunca tínhamos visto nada parecido antes”, disse Yvette Sendes em um comunicado à imprensa. diz. Cendes é pesquisador do Centro de Astrofísica. Ele é um Harvard & Smithsonian (CfA) e no início desta semana ele é o principal autor de um novo estudo publicado no Astrophysical Journal. “Parece que este buraco negro de repente começou a ejetar grandes quantidades de material da estrela que estava comendo anos atrás.”

A equipe descobriu que o buraco negro não havia engolido nada desde sua estrela.

Agora, o AT2018hyz se tornou “um dos mais brilhantes que seus TDEs já observaram”, disse Ed, professor de astronomia da Universidade de Harvard e seu CfA, e coautor do novo estudo. Berger disse em seu comunicado à imprensa.

Como os TDEs emitem luz sobre ondas de rádio a milhões de quilômetros de distância, os radiotelescópios têm sido fundamentais para observá-los por mais de uma década.

Dados de rádio do telescópio Very Large Array (VLA) no Novo México mostraram atividade explosiva de seu buraco negro AT2018hyz em junho de 2021. A descoberta foi tão surpreendente que a equipe não precisou esperar horas normais para investigar mais.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui