Henry nasceu de um casal de fazendeiros em Dearborn, Michigan, em uma manhã quente de julho, há 159 anos.
No início do século 20, esse menino se tornaria conhecido pelo apelido Ford em todo o mundo, apesar do sobrenome de sua família não ser necessariamente incomum.
A história de como o Modelo T e o lendário trator Fordson foram feitos é um testemunho de um menino que não tinha entusiasmo por tarefas trabalhosas, mas adorava mecânica.
Ele aprendeu a operar uma máquina a vapor para ajudar um vizinho, dando-lhe o primeiro gosto de potência mecânica.
No entanto, Ford não estava interessado em agricultura. Aos 16 anos, ele deixou a fazenda e trabalhou em vários empregos antes de entrar em carros e tratores.
Na verdade, a Ford não atingiu seu ritmo na fabricação até seus vinte e poucos anos. Em uma década, ele se tornou um gigante industrial e rapidamente recuperou o tempo perdido.
Ainda jovem, Ford começou a experimentar motores e construiu o Quadriciclo, um veículo autônomo, em 1896.
Ford começou sua experiência com tratores e automóveis mais sofisticados desta máquina despretensiosa.
Ele fundou a Henry Ford Company em 1901, confiante em suas habilidades e design. Ele deixaria seu próprio negócio um ano depois devido a um desentendimento com banqueiros.
A Cadillac Motor Car Company acabaria por emergir de sua empresa inicial.
Apesar desse obstáculo, Ford fundou a Ford Motor Company em 1903, que produziu uma coleção de modelos de automóveis simplesmente batizados com as letras do alfabeto.
No início, a Ford produzia um pequeno número de veículos. Freqüentemente, os automóveis novos só eram produzidos depois que o cheque da venda anterior era compensado pelo banco. Isso mudou rápida e dramaticamente.
Sua fábrica tinha 300 funcionários e produzia 25 carros por dia em 1905. Em 1918, metade de todos os automóveis nos Estados Unidos teria o nome Ford e um número de modelo específico: o Modelo T. O Modelo T estreou em 1908 e rapidamente ganhou um seguidores maciços. Mais de 15 milhões de modelos T foram vendidos quando a Ford parou de fabricá-los em 1927.
A fábrica da Ford em Highland Park, Michigan, que apresentava um conceito de fabricação inovador conhecido como linha de montagem em movimento contínuo, foi estabelecida em 1910 como resultado do sucesso deste carro.
A fabricação mundial seria transformada por essa inovação da Ford. O estabelecimento da fábrica da Ford em Rouge River em 1918 exemplifica a extensão em que as visões da Ford sempre foram expansivas. Quando foi concluída, esta planta era o maior complexo industrial do mundo. Tinha uma siderúrgica, fundições, fábrica de vidro e tudo o mais necessário para fazer carros.
A fábrica de Rouge River cobria quase 7 milhões de pés quadrados e tinha 81.000 funcionários na folha de pagamento em 1927.
Ford, sempre um menino de fazenda, experimentou com tratores já em 1905. Ele estava ciente da monotonia da agricultura. Naquele ano, ele finalizou o Auto Sulco, que era amplamente moldado a partir de peças de veículos.
A Ford decidiu desenvolver uma máquina mais robusta porque o Arado Automotivo não tinha a potência necessária para o trabalho agrícola. Seus engenheiros criaram um monstro de 5.000 libras que parecia um motor de tração a vapor e era muito semelhante a outros tratores da época.
Passage percebeu a necessidade de fazer com que forças leves fossem contadas para a fazenda e pediu a seus especialistas que pensassem em um caminhão agrícola mais modesto.
Devido aos seus dois tanques, este esforço resultou na criação de um trator de cultivo que foi apelidado de “The Bug”. Ford queria um trator que pudesse ser construído em uma linha de montagem para cortar custos e tivesse um chassi unitário ou unitário, além de uma máquina que fosse leve. O Fordson, que se tornaria um dos mais populares tratores de todos os tempos, foi o culminar de sua visão em 1917.