As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) estão inscrições abertas para 117 opções de pós-graduação. Para concorrer os candidatos devem conferir os editais de cada programa. Todos os programas de mestrado e doutorado são gratuitos.
Os cursos de mestrado são destinados para alunos que concluíram a graduação ou estão no último semestre do curso. Para entrar nos programas de doutorado é preciso ter concluído ou estar finalizando o mestrado. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de fazer pesquisas científicas e aprofundar estudos na área de formação.
As sete universidades públicas do Paraná somam atualmente mais de 9 mil estudantes entre mestrandos e doutorandos.
Há opção para vagas nas modalidades de ampla concorrência ou com reserva de vaga para pessoas com deficiência, autodeclaradas negras (pretas e pardas) e indígenas. As informações estão detalhadas em cada um dos editais.
UEL – Na Universidade Estadual de Londrina os editais para acesso aos programas de mestrado e doutorado são publicados de forma unificada. Porém, os períodos de inscrição são variados, mas todos ocorrem em outubro. São 30 opções de doutorado e 39 de mestrado. Os editais estão separados por nível (mestrado ou doutorado) e por programa.
UEM – A Universidade Estadual de Maringá está com cinco programas de doutorado e oito de mestrado com inscrições abertas. As opções são para as áreas de Administração; Biociências e Fisiopatologia; Ensino da Física; Letras, Matemática; Odontologia; e Zootecnia;
UEPG – A Universidade Estadual de Ponta Grossa tem duas opções de doutorado e quatro de mestrados com inscrições abertas para a seleção de novos estudantes. Os programas são em Agronomia; Ciências Biomédicas; Ciência e Tecnologia de Alimentos; e Jornalismo.
UNIOESTE – Estão abertas as inscrições para nove doutorados e 13 mestrados na Unioeste nos câmpus Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Nos editais dos programas constam todas as informações.
UNICENTRO – O Mestrado em Administração está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro para 27 vagas. Os candidatos podem escolher entre duas linhas de pesquisa: Estratégia; e Inovação e Tecnologia. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática tem 20 vagas para o mestrado. As inscrições estão abertas até 30 de novembro.
UENP – O Mestrado em Agronomia está com o processo de seleção aberto para 12 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro. São duas linhas de pesquisa: Produção Agropecuária Sustentável e Sanidade Vegetal. Há vagas reservadas de acordo com critérios do edital.
O Programa de Pós-Graduação em Educação abriu inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Básica. O prazo é até 11 de outubro. São 20 vagas para duas linhas de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento; e Práticas docentes para a Educação Básica. Há vagas reservadas de acordo com critérios do edital.
UNESPAR – A Unespar está com inscrições abertas para dois cursos de mestrado. O Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (Pali), campus de Paranaguá, está com inscrições abertas até 16 de outubro. São 20 vagas divididas em duas linhas de pesquisas: Conservação da Biodiversidade em Ambientes Litorâneos e Insulares; e Sustentabilidade em Ambientes Litorâneos e Insulares.
UEL/UEM – O Programa Associado UEL/UEM de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, abriu o processo de seleção para 15 vagas no mestrado e oito no doutorado. O prazo para se candidatar é até 10 de novembro. Esse é o único programa da área no Estado e tem duas linhas de pesquisa: Referências Projetuais: História, Modelos e Ideias; e Avaliação e subsídios para projeto: processo e produto.
UEM, UEPG e UNESPAR – As três universidades oferecem vagas para o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). O período de inscrição encerra em 10 de outubro. O curso é oferecido nacionalmente e liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nas instituições estaduais do Paraná são 42 vagas: UEM (15), UEPG (15) e Unespar (12).