Os bairros de Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, no litoral, e as comunidades urbanas de Cerro Azul, Doutor Ulisses e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, aderiram à Ação do Governo Expresso Rondon Paraná 2023 A iniciativa, idealizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), consistiu em uma série de atividades de extensão universitária voltadas para a melhoria de vida dos cidadãos. O prazo para a operação é de 11 de outubro a 21 de outubro.
Os exercícios serão elaborados pelas faculdades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Com projetos nas áreas de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia, educadores e alunos de diversas áreas de estudo irão beneficiar as comunidades de forma proposital e colaborativa.
Assim como o Projeto Rondon, do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense visa complementar a formação profissional de universitários com foco em temas atuais como sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. A ação tomada pelo governo, principalmente em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Fabiano Gonçalves Costa, coordenador de ensino superior, pesquisa e extensão do Seti, destaca a importância dessa ação governamental para a população. Ele afirmou: “O objetivo é implementar soluções inovadoras e projetadas para a inclusão social e a redução das disparidades regionais.” Cidadania, cultura e solidariedade serão transformadas por essas ações, que criarão multiplicadores de conhecimento entre produtores, gestores públicos, educadores e lideranças locais e contribuirão para o desenvolvimento sustentável das comunidades contempladas.
Duas instituições estaduais de ensino superior desenvolverão atividades de extensão em cada município. Equipes da universidade visitarão em maio as comunidades das oito cidades cadastradas para reconhecimento local e para discutir ações e apoio logístico aos rondonistas, como moradia, transporte e alimentação, com as lideranças municipais. Todos os custos de alimentação serão cobertos pela Seti.
Confira as instituições estaduais designadas para cada município inscrito na Operação Rondon Paraná 2023:
Antonina – Unioeste e UENP
Cerro Azul – Unioeste e Unespar
Doutor Ulisses – UEL e Unioeste
Guaratuba – UEPG e UEL
Morretes – Unicentro e Unespar
Paranaguá – UEM e Unioeste
Pontal do Paraná – UEM e Unicentro
Rio Branco do Sul – UEPG e UENP