Alguns dos objetos mais intrigantes e aterrorizantes do universo são os buracos negros. Eles têm uma atração gravitacional tão forte que nada, nem mesmo o objeto mais leve e rápido, pode escapar dela.
Em suma, esses enigmas de espaço representam algum risco para nós no planeta?
Um buraco negro é um lugar que tem muita matéria em uma pequena quantidade de espaço. Conforme indicado pela NASA, quanta massa uma abertura escura pode conter é comparada a uma estrela várias vezes maior do que o nosso sol cabe em um círculo provavelmente tão largo quanto a cidade de Nova Iorque.
Embora não consigam entrar diretamente em um buraco negro, os cientistas conseguem observar como sua imensa massa afeta seus arredores.
Por exemplo, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) afirmou que os buracos negros têm a capacidade de comer estrelas, separando-as à medida que seu enorme campo gravitacional as aproxima. Por outro lado, os pesquisadores também descobriram que os buracos negros podem ajudar na formação de novas estrelas.
A NASA previu que as percepções de espaço e tempo de uma pessoa mudariam se ela caísse dentro de um buraco negro. Além disso, em um fenômeno conhecido como “espaguetificação”, a imensa gravidade do buraco negro o comprimiria horizontalmente e o estiraria verticalmente como um macarrão.
O universo está arruinado para decisão no que diz respeito a aberturas escuras. Em nosso universo maneira suave, a NASA disse que há mais de 10 milhões a um bilhão de aberturas escuras celestiais. Esses buracos negros estelares são cerca de 10 a 24 vezes maiores que o nosso sol e são remanescentes de estrelas massivas.
Muito maiores que aberturas escuras celestiais são aberturas escuras supermassivas. No centro da maioria das galáxias existem enormes buracos negros. O Instituto de Ciências do Telescópio Espacial estima que aproximadamente 100 bilhões de buracos negros supermassivos possam existir em nossa parte do universo.
No ponto focal do nosso universo caminho suave está uma abertura escura supermassiva. Segundo a NASA, o buraco negro, conhecido como Sagitário A*, tem uma massa de cerca de 4 milhões de sóis.
A distância entre a Terra e Sagitário A* é de mais de 26.000 anos-luz, ou 152 quatrilhões de milhas. Para definir, todo o sistema cósmico caminho suave tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro.
Segundo a NASA, o buraco negro supermassivo mais próximo de nós é Sagitário A*.
Os cosmólogos recentemente encontraram a abertura escura mais próxima de nosso planeta natal.
Várias vezes maior que o sol, a abertura escura está a cerca de 1.600 anos-luz de distância. A Fundação Nacional de Ciências diz que o buraco negro, que está na constelação de Ophiuchus, está três vezes mais próximo da Terra do que o recordista anterior.
Os pesquisadores disseram que a abertura próxima à escuridão é uma abertura escura lenta, o que significa que não está funcionando bem.
Em suma, poderia esta ou alguma outra abertura escura em qualquer ponto representar um perigo para a Terra? Na verdade não. A NASA diz que nenhum buraco negro está perto o suficiente de nós para representar uma ameaça. Além disso, o sol é muito pequeno para explodir em um buraco negro.