16.4 C
Paraná
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
InícioCiênciaConheça a galáxia sem matéria escura

Conheça a galáxia sem matéria escura

spot_img

A forma como imaginamos a evolução cósmica pode ser lançada em incerteza por uma enorme galáxia que parece não ter matéria escura.

A matéria escura, que representa cerca de 85% da matéria do universo, está ausente do sistema NGC 1277, uma parte do Aglomerado de galáxias de Perseu. A galáxia, encontrada a 240 milhões de anos-luz da Terra, é o primeiro conglomerado de estrelas, planetas, resíduos e gás do tamanho da Via Láctea visto como falta de matéria escura.

“Este resultado não encontra lugar nos modelos cosmológicos atualmente reconhecidos, que incluem a matéria escura”, disse Sebastién Comerón em um comunicado.

A matéria escura é efetivamente invisível porque não interage com a luz como a matéria cotidiana que compõe estrelas, planetas e nós. A presença dela pode ser presumida por suas cooperações gravitacionais. A presença dessa substância sombria foi definida pela primeira vez quando observadores de estrelas notaram enormes sistemas girando tão rápido que voariam separados se não fosse pelo impacto gravitacional de alguma massa oculta que os mantinha intactos.

Essa realidade fez com que os pesquisadores levantassem a hipótese de que todos os sistemas enormes são envolvidos por matéria escura, e isso se tornou uma presunção e tanto no avanço das especulações do desenvolvimento cósmico. Em qualquer caso, a revelação de um universo que parece um santuário não importa obscuramente dificulta essa suspeita.

Um mistério cósmico, NGC 1277 é estranho entre os universos, pois teve pouca cooperação com outros sistemas abrangentes. Sistemas cósmicos como este são vistos como as partes remanescentes de imensas galáxias que existiram no início do universo. Essas galáxias raras são fundamentais para ajudar os especialistas espaciais a entenderem como os sistemas cósmicos primários se moldaram.

Para ajudar nesse exame, Comerón e associados observaram a galáxia NGC 1277 com um instrumento chamado espectrógrafo de campo vital. Isso permitiu que eles mapeassem o movimento da galáxia e determinassem a massa e como ela é distribuída.

Isso revelou que a dispersão da massa de NGC 1277 na totalidade dela – que deveria conter matéria escura – era equivalente à distribuição da massa de seu conteúdo de matéria convencional, ou seja, estrelas, resíduos, gás e planetas. Isso significa que dentro do alcance do universo, não pode haver uma substância de matéria escura mais notável do que 5%, mas as descobertas são mais previsíveis com um déficit total de matéria escura em NGC 1277.

Isso é incrível, já que os modelos agora preferidos de avanço inestimável, incluindo o modelo padrão de cosmologia, propõem que NGC 1277 deveria estar envolvido em 10% a 70% de matéria escura.

“Essa inconsistência entre as observações e o que esperaríamos é um enigma e talvez um teste para o modelo padrão”, disse Ignacio Trujillo.

Os pesquisadores por trás desta divulgação têm alguns pensamentos sobre o motivo pelo qual NGC 1277 é tão carente de matéria escura.

“Uma é que a interação gravitacional com o meio envolvente dentro do grupo de sistemas cósmicos em que esta galáxia está organizada removeu a matéria escura”, disse Anna Ferré-Mateu, colega e especialista do College of La Laguna. “A outra é que a matéria escura foi expulsa da estrutura quando o universo se formou pela fusão de seções protogalácticas, que deram origem a tal galáxia.”

O grupo não está completamente satisfeito com um ou outro esclarecimento e, consequentemente, continuará explorando NGC 1277 com o Telescópio William Herschel (WHT).

Supondo que esses exames futuros afirmem que esta galáxia não possui nenhuma das formas de matéria mais desconcertantes do universo, os cientistas acreditam que isso não desafiará a existência da matéria escura. Por outro lado, provocaria modelos contrastantes de matéria escura, como as teorias da gravidade modificada.

“Embora a matéria escura em uma galáxia particular possa ser perdida, uma espécie de lei da gravidade modificada pode ser universal; não pode haver exceções”, disse Trujillo. “Portanto, um sistema sem matéria escura é uma anulação desse tipo de alternativa à matéria escura.”

Conclusões decisivas devem permanecer, no entanto, Comerón veio a reconhecer. “O enigma de como uma galáxia massiva pode se formar sem matéria escura ainda não foi resolvido”, expressou o pesquisador.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui