19.5 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioMotorComo saber os níveis recomendados de PSI dos pneus...

Como saber os níveis recomendados de PSI dos pneus do meu veículo?

spot_img

Pneus são, sem dúvida, a parte menos interessante do seu carro. Eles são redondos, pretos, caros para substituir e geralmente desaparecem em segundo plano durante sua experiência de direção se você apenas está indo para o trabalho. Claro, tudo isso muda quando algo acontece, e você está contando com a aderência que eles proporcionam para se manter seguro. Como seus pneus se saem nessas situações e quanto tempo eles duram estão diretamente relacionados às recomendações de pressão dos pneus. Como seus pneus se saem nessas situações e quanto tempo eles duram estão diretamente relacionados à pressão de inflação deles, medida em libras por polegada quadrada, também conhecida como PSI. Então, qual deve ser a pressão dos seus pneus?

Como eu sei qual o PSI ideal?

Todos sabem que os pneus devem estar cheios de ar para funcionar, mas quanto ar você deve ter nos seus pneus – em outras palavras, a pressão dos pneus – depende de muitos fatores. Sorte para todos nós, os fabricantes de carros são legalmente obrigados a colocar uma placa em algum lugar facilmente visível no carro que lhe diz exatamente em que pressão você deve inflar seus pneus. Isso quase sempre está no batente da porta do lado do motorista, mas se você tiver um carro mais antigo e isso estiver faltando, você sempre pode olhar no manual do proprietário para as recomendações de pressão dos pneus.

Muitos carros comuns recomendam que a pressão dos pneus esteja na faixa de 30-35 PSI. Por exemplo, um exemplo do Toyota Tundra que verificamos, a pressão dos pneus recomendada era de 30 PSI, enquanto tanto o Toyota Camry quanto o RAV4 tinham pressões recomendadas de 35 PSI. Pneus de caminhão leve (que podem ser abreviados para LT) podem ter níveis de pressão recomendados mais altos.

Algo importante a lembrar é que as pressões listadas naquela etiqueta ou no manual do proprietário são o que é conhecido como “pressões de inflação a frio”. Isso significa que os pneus em si estão o mais próximo possível de 20 graus Celsius. Portanto, o melhor momento para verificar a pressão dos seus pneus é de manhã, antes de dirigir seu carro para qualquer lugar ou pelo menos antes de dirigir por mais de alguns minutos.

Como regra geral, você não deve inflar seus pneus até a pressão listada no lado do pneu em si. Esta é uma pressão máxima de inflação, e fazê-lo comprometerá a dirigibilidade, o conforto de condução e o desgaste dos pneus do seu carro. No pior dos casos, o pneu poderia explodir e matar você.

Como você verifica a pressão dos pneus?

Para verificar as pressões, você vai querer um medidor de pressão de pneus, idealmente não um dos do tipo haste que você vê em lojas de autopeças ou postos de gasolina. Esses vão te aproximar em uma pitada, mas um medidor de pressão do tipo dial é muito mais preciso e não é muito maior ou mais caro. Você começará removendo a tampinha do bico da válvula da roda (o pequeno pingente de borracha que está saindo da sua roda) e empurrando o medidor de pressão firmemente contra a válvula de latão. Isso lhe dará uma leitura do medidor e você saberá se sua pressão está muito baixa ou muito alta.

Como ajustar a pressão dos pneus?

Se você precisar ajustar suas pressões, e você é como a maioria das pessoas, você irá a um posto de gasolina para usar sua bomba de ar. A maioria dessas bombas tem um indicador de pressão de latão como parte do inflador. No entanto, isso é quase risivelmente impreciso e só deve ser usado para chegar perto antes de você verificar novamente com seu próprio medidor que agora vive permanentemente em seu porta-luvas, certo?

Uma solução ainda melhor do que ir ao posto de gasolina seria pegar um inflador de pneus portátil. Existem muitos no mercado e são relativamente baratos, com a maioria vendendo por menos de US $ 100. Alguns também podem funcionar como lanternas ou carregar outros dispositivos com suas baterias recarregáveis embutidas.

Com que frequência você deve verificar a pressão dos pneus?

Finalmente, você deve verificar realisticamente a pressão dos pneus a cada mês, mas semanalmente seria melhor e economizaria tempo e dinheiro a longo prazo. Se você é como a maioria dos motoristas, porém, isso não acontecerá, então faça-o tão frequentemente quanto se lembrar. Se você não quiser se incomodar em fazê-lo você mesmo, muitas lojas de pneus de grandes redes verificarão as pressões dos seus pneus e as ajustarão para as especificações corretas gratuitamente.”

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui