Quando a Apple apresentou a Apple Intelligence na WWDC 2024, Craig Federighi anunciou que a empresa escolheu o ChatGPT como o chatbot integrado ao sistema. Na época, a solução de genAI da OpenAI era a melhor disponível. Federighi sugeriu que outros produtos de IA poderiam ser adicionados ao Apple Intelligence no futuro, enquanto rumores indicavam que a Apple estava em negociações com a Google.
Agora, no final de fevereiro, foram apontados os primeiros sinais de integração do Gemini ao Apple Intelligence. Essa pode ser a maior atualização do Apple Intelligence que veremos este ano.
Muita coisa mudou desde meados de junho de 2024. Tanto o ChatGPT quanto o Gemini evoluíram desde então, e não seria surpreendente se você fosse um usuário leal de uma dessas plataformas.
Além disso, o Apple Intelligence foi lançado para usuários do iPhone 16 e iPhone 15 Pro no outono passado, com a Apple continuando a aprimorá-lo desde então. No entanto, o aspecto mais empolgante do Apple Intelligence continua sendo a visão demonstrada pela Apple na WWDC.
O Apple Intelligence ainda não é o serviço de genAI indispensável que os fãs da Apple desejam. A Siri mais inteligente, apresentada meses atrás, ainda não está disponível. Ela chegará com a atualização iOS 18.4 ou iOS 18.5. Mesmo assim, não espere que a Siri funcione perfeitamente como sua assistente de IA. O Apple Intelligence ainda está em beta e é um trabalho em progresso, já que a Apple precisa de mais tempo para alcançar as ofertas de seus concorrentes de IA.
Quando a nova Siri for lançada, ela não terá suporte a chatbots como o ChatGPT. Isso deve chegar apenas no iOS 19, mas não na versão inicial. Rumores sugerem que o lançamento amplo só ocorrerá em meados de 2026.
Enquanto isso, a Siri pode encaminhar suas perguntas ao ChatGPT se achar que não consegue respondê-las. Usar o ChatGPT através da Apple oferece mais privacidade, já que não é necessário fazer login em uma conta da OpenAI. Mas você também pode optar por fazer login, se preferir.
O suporte ao ChatGPT no Apple Intelligence é um dos destaques do sistema. Ver uma opção para que o Gemini AI responda a prompts complexos, em vez do ChatGPT, é algo que os fãs da Google certamente vão querer.
Ainda não está claro quando o suporte ao Gemini chegará, mas Aaron Perris postou uma captura de tela no X mostrando que a Google apareceu em uma atualização de backend incluída no beta do iOS 18.4. A outra opção é a OpenAI. Portanto, o Gemini pode se tornar uma opção de chatbot dentro do Apple Intelligence, assim como o ChatGPT.
Supõe-se que o acesso ao Gemini será semelhante ao do ChatGPT. Você o usará através da Siri, com a assistente da Apple encaminhando perguntas mais complexas para a Google. A Siri pedirá permissão para fazer isso, assumindo que você tenha ativado a opção. A Apple provavelmente exigirá proteções de privacidade semelhantes da Google, então usar o Gemini via Siri pode ser a melhor maneira de garantir que seus dados não fiquem armazenados por muito tempo na Google ou sejam usados para treinar sua IA.
Provavelmente, você também poderá fazer login em sua conta do Gemini, se desejar. Além disso, a Apple deve fornecer links para o aplicativo do Gemini, como faz com o ChatGPT.
Será interessante ver se será possível ativar o ChatGPT e o Gemini simultaneamente. Nesse caso, talvez você possa escolher qual IA responde a qual prompt, mas isso é apenas uma suposição.
Por fim, há outro benefício para a Apple. A empresa está dando aos usuários a escolha de integração com IAs de terceiros antes de promover uma versão futura da Siri como o chatbot padrão no Apple Intelligence. Isso pode ajudar a evitar problemas com reguladores no futuro.
Dito isso, não espere que a Apple habilite o suporte ao Gemini no Apple Intelligence de forma discreta. A empresa provavelmente anunciará a atualização com antecedência, então devemos ter notícias oficiais em breve.