Após a divulgação da primeira perda nas vendas de publicidade em seu serviço de streaming de vídeo YouTube, a empresa controladora do Google viu um declínio dramático no valor de suas ações.
Nos três meses anteriores a 30 de setembro, as vendas de anúncios do YouTube caíram 1,9%, para US$ 7,1 bilhões (£ 6,2 bilhões) em relação ao ano anterior, a mais recente indicação de desaceleração da economia global.
A receita total para o período era de cerca de US$ 71 bilhões (£ 61,9 bilhões), ou um ganho de cerca de 12 por cento, mas em vez disso, foram US$ 69,1 bilhões para a Alphabet, a empresa proprietária do Google e do YouTube. Além disso, os US$ 13,9 bilhões em lucros ficaram aquém das expectativas. Informações do portal the telegraph.
Após a divulgação dos dados, as ações caíram 5,7 por cento nas negociações após o expediente, apagando quase US$ 7,6 bilhões de uma das maiores empresas do mundo.
Aconteceu ao mesmo tempo que o Spotify, um serviço de streaming de música, relatou um crescimento mais lento do que o esperado na receita de publicidade, e a Microsoft divulgou uma desaceleração nas vendas em sua divisão de computação em nuvem.
“Os resultados financeiros do terceiro trimestre demonstram um bom crescimento subjacente em busca e impulso na nuvem, mas influenciados pelo câmbio”, disse Sundar Pichai, CEO da Alphabet. Estamos tentando realocar recursos para apoiar nossas principais metas de crescimento.
O preço das ações da Alphabet caiu 28 por cento desde janeiro, praticamente igualando a liquidação de um ano nos mercados de tecnologia mais amplos.
A empresa teve um declínio momentâneo na semana passada depois que a Snap Inc., empresa controladora do Snapchat, revelou um crescimento mais lento do que o esperado. Isso levou a um declínio de 25% no preço das ações da empresa nas negociações após o expediente.
A Microsoft registrou vendas mundiais de US$ 50,1 bilhões, superando as estimativas de mercado de US$ 49,6 bilhões. No entanto, o preço das ações da empresa caiu 2% como resultado da desaceleração em seu segmento crucial de computação em nuvem.
À medida que o setor de negócios continua a se mover em direção à computação em nuvem, o Microsoft Azure, o negócio de nuvem, aumentou 35% ano a ano, quando os analistas previam um crescimento de 40%.
A corporação, com sede em Redmond, Washington, DC, está lidando com os efeitos de um declínio global nas vendas de PCs relacionados ao sistema operacional Windows. De acordo com dados do Gartner, as vendas de PCs caíram 19,5% nos últimos três meses, a maior perda que a consultoria já registrou.
Na terça-feira, houve um declínio de 27,5% na avaliação de mercado da Microsoft, de sua alta histórica de US$ 2,58 trilhões em novembro de 2021 para US$ 1,87 trilhão.
As ações da Microsoft caem de US$ 334,75 em dezembro de 2021 (£ 291,81) para o fechamento de terça-feira de US$ 250 (£ 217), queda de mais de um quarto, após um declínio mais amplo nas ações de tecnologia.
A saúde financeira de duas das empresas de tecnologia mais influentes dos Estados Unidos é vista como um guia para a economia americana em geral. A economia dos EUA será encoberta por nuvens de tempestade ao longo de 2022, à medida que crescem as preocupações de uma recessão, em parte devido ao aumento da inflação, ao dólar forte e à desaceleração da economia. gastos corporativos.
Em um sinal de que os gastos do consumidor estão se mantendo, o Spotify informou que as vendas de julho a setembro ultrapassaram 3 bilhões, superando sua meta de 1 milhão.
No entanto, a empresa com sede em Estocolmo alertou que a difícil situação econômica desacelerou o crescimento das receitas publicitárias mais do que o esperado.
O Spotify disse que as margens de lucro do terceiro trimestre foram menores do que o esperado, citando “uma certa suavidade na publicidade”, flutuações cambiais e royalties passados para compositores e editores de música.
Uma perda líquida de € 228 milhões excedeu nossa própria previsão de € 218 milhões. A ação caiu 4% no mercado de reposição.