16.2 C
Paraná
terça-feira, maio 21, 2024
InícioGeralAcredite se quiser, há uma coisa que o Facebook...

Acredite se quiser, há uma coisa que o Facebook faz muito melhor que a Apple

spot_img

As últimas semanas e meses trouxeram um grande alívio ao grau em que a Meta e a Apple, mãe do Facebook, estão envolvidas em uma espécie de guerra fria entre si.

Há rumores de que a Apple, é claro, está trabalhando em óculos AR futuristas que competiriam diretamente com os headsets Quest da Meta. Assim, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse aos funcionários em uma reunião interna no mês passado que sua empresa está em uma “competição filosófica muito profunda” com a fabricante do iPhone pelo desenvolvimento contínuo do crescente metaverso. Mas a competição entre as duas empresas também não para por aí.

Com o iOS 14, a Apple lançou uma mudança simples em seu software operacional móvel, que agora pergunta aos usuários se eles permitirão que o aplicativo que estão usando os rastreie pela web. Essa mudança posteriormente vaporizou bilhões de dólares do balanço da Meta. Apenas alguns dias atrás, a Meta também relatou seu primeiro declínio de receita trimestral ano a ano. Enquanto a Apple enfrentou ventos contrários, incluindo China e inflação, para relatar um ganho de receita trimestral e sugerir um próximo trimestre ainda mais forte.

Facebook Messenger versus o aplicativo de mensagens da Apple

Tudo isso dito, isso não muda o fato de que há pelo menos uma coisa que eu acho que o Facebook acerta na Apple. Não obstante, é claro, quão popular é odiar o primeiro e bajular o segundo.

Vamos falar sobre a experiência de mensagens em ambas as plataformas. Para mim, o Facebook Messenger é a plataforma de mensagens superior, e não chega nem perto.

Agora, quando se trata de privacidade? Claro, você tem que dar vantagem à Apple. Mas puramente em termos de experiência do usuário, eis por que o aplicativo de mensagens da Apple está ficando para trás no Facebook Messenger. A começar pela questão do spam.

Eu nunca, e quero dizer absolutamente nunca, recebo spam ou lixo no meu aplicativo do Facebook Messenger. Qualquer coisa que pareça um pouco superficial, o Messenger se esconde em uma espécie de segunda caixa de entrada secreta que você precisa acessar. Mas, novamente, faz anos desde que o aplicativo teve que fazer isso por mim. O aplicativo da Apple, por outro lado? Não. Pare. Spam. Concedido, eu sei que é em grande parte um problema ligado ao número de telefone/operadora, e que agora você pode fazer algumas coisas no iOS para combater isso. Mas descobri que eles são uma solução imperfeita, pelo menos até agora.

Meu recurso favorito do Messenger

Seguindo em frente, também sinto que posso fazer as coisas dentro do Facebook Messenger, em geral, com menos toques do que no aplicativo da Apple. Adesivos e GIFs? Muito mais rápido e simples de enviar dentro do Messenger. Enviando a alguém sua localização ao vivo para que eles possam acompanhar seu progresso? Eu desafio você a descobrir como fazer isso no seu iPhone sem pesquisar no Google. Novamente, extremamente simples e intuitivo de fazer dentro do Messenger.

É claro que as notícias do Facebook e do Meta e dos últimos dias têm sido sobre o aplicativo legado de 18 anos. E a crença de Meta de que colocar mais conteúdo “recomendado” nos feeds das pessoas (no Instagram também) é a maneira de combater a ameaça do TikTok. O Messenger, no entanto, é um componente do império de Zuckerberg que eu acho que ainda é incrivelmente útil, sem contar todos os quase obituários da empresa que foram escritos na semana passada.

Estamos evoluindo o @messenger para incluir uma superfície de chamadas dedicada. É uma mudança pequena, mas significativa, refletindo como as pessoas usam o aplicativo, com 40% mais chamadas diárias em comparação ao início de 2020. Algumas tendências de pandemia vieram para ficar. pic.twitter.com/cYsm2A4kWr

— Loredana Crisan (@loredanacrisan) 14 de junho de 2022

O que me leva ao meu recurso favorito do Messenger. A capacidade de enviar mensagens rapidamente para qualquer pessoa ou empresa.

Nem sei dizer quantas vezes fiz uma pergunta rápida no Messenger para um hotel para o qual estou viajando. Assim como para restaurantes e fontes ao redor do mundo que não usam um iPhone. Durante a retirada caótica dos EUA do Afeganistão no ano passado, por exemplo? Eu estava conversando no Messenger com uma repórter que ficava me mandando mensagens de áudio pelo aplicativo enquanto examinava o quadro de embarques no aeroporto de Cabul.

Para comparação, não sei se existe uma única empresa local onde moro que usa o recurso de mensagens da Apple que permite que você se comunique de maneira semelhante com as empresas. Para mesmo encontrar essas opções disponíveis? Contra-intuitivamente, você faz isso fora do aplicativo Mensagens da Apple – no Maps, na verdade. Se você vir o símbolo apropriado, poderá iniciar um bate-papo no Mensagens com a empresa ali mesmo.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui