15.1 C
Paraná
sexta-feira, outubro 4, 2024
spot_img
spot_img
InícioSaúdeAlimentos e bebidas a evitar se você tem mais...

Alimentos e bebidas a evitar se você tem mais de 50 anos

spot_img

Às vezes, pode parecer que o envelhecimento vem com muitos avisos severos. É possível que, ao final de um exame de rotina com um médico, você se lembre de que o risco de doenças cardiovasculares aumenta com a idade. Uma palestra sobre a importância de priorizar a saúde óssea após a menopausa para reduzir o risco de osteoporose pode ser incluída na consulta ginecológica da mulher. Mesmo que você esteja comendo melhor agora do que aos 20 anos, ainda há aquela teimosa gordura média que parece não desaparecer.

A boa notícia é que: embora não possamos controlar tudo sobre nossa saúde à medida que envelhecemos, podemos controlar muito praticando hábitos saudáveis. Quando se trata de dieta, certos alimentos podem ajudar o corpo de várias maneiras, diminuindo o risco de tudo o que os médicos sempre nos alertam. O oposto também é verdadeiro: o risco de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e outras doenças podem ser aumentados por certos alimentos.

Tendo isso em mente, nutricionistas registrados recomendam evitar certos alimentos e bebidas para pessoas com mais de 50 anos.

Como nutricionista e instrutora de diabetes, Ruanna Babel, acha   que nenhum alimento deve ser totalmente descartado. Viver na pobreza não é apenas uma maneira bastante miserável de viver, mas na grande maioria das vezes, também falha. No entanto, ela aconselha pessoas com mais de 50 anos a evitar certos alimentos e bebidas porque podem prejudicar a saúde se consumidos em grandes quantidades.

O negócio é o seguinte: refrigerante. Babel acredita trocar refrigerante por água com gás com frutas pode ter um impacto positivo significativo na saúde. Isso ocorre porque o refrigerante tem muito açúcar adicionado a ele, o que faz mal à saúde em quase todos os sentidos. O consumo consistente de refrigerantes tem sido associado a um risco aumentado de diabetes e ganho de peso. Também é ruim para o cérebro, aumentando a probabilidade de você ter um derrame e demência.

Infelizmente, os refrigerantes dietéticos que substituem o açúcar por adoçantes artificiais também são prejudiciais à saúde. Beber refrigerante diet regularmente aumenta o risco de síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Hermilina Rimmen, nutricionista, diz que pessoas com mais de 50 anos devem cortar alimentos altamente processados, como lanches açucarados, grãos refinados e refeições com muita gordura saturada. Ela diz que esses tipos de alimentos costumam ter muito sódio, gorduras ruins e açúcar. Como eles são ricos em calorias e frequentemente carecem de fibras, vitaminas e minerais que nosso corpo requer para uma saúde ideal, eles contribuem no ganho de peso, níveis elevados de colesterol, pressão arterial elevada e outros fatores de risco para doenças crônicas.

Rimmen classifica doces, fast food e processados como “alimentos a serem minimizados”. Os condimentos são uma fonte sorrateira de adição de açúcar e sódio, então Babel recomenda a leitura do rótulo nutricional e da lista de ingredientes.

O que você deve colocar no prato agora que sabe quais alimentos e bebidas evitar? Se um de seus principais objetivos de saúde é apoiar a saúde do coração, Rimmen sugere seguir uma dieta mediterrânea. Isso significa focar em frutas e vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis em suas refeições”, diz ela.

Proteínas e gorduras saudáveis, que auxiliam no equilíbrio hormonal (especialmente para mulheres na menopausa), mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis e reduzem a inflamação, são duas das principais recomendações de Babel. Ela sugere azeite, abacate e nozes e sementes para pessoas com mais de 50 anos.

A chave para manter hábitos saudáveis, na opinião fundada de ambos os nutricionistas, é focar em todos os alimentos deliciosos e ricos em nutrientes que você pode comer, em vez dos alimentos pobres em nutrientes que não oferecem muito – esses alimentos podem ser apreciados com maior moderação. Sem dúvida, não faltam alimentos deliciosos que aderem à dieta mediterrânea e são excelentes fontes de proteínas, gorduras saudáveis e outros nutrientes.

Se você é novo nessa maneira de comer, ambos os nutricionistas recomendam fazer mudanças graduais em vez de tentar mudar tudo de uma vez. Você pode começar bebendo água com gás com frutas três dias por semana, trocando o refrigerante diário do almoço.

Estamos todos constantemente cercados pela cultura da dieta. “É por isso que é tão importante praticar uma alimentação consciente, definir metas que sejam alcançáveis e que possam ser mantidas ao longo do tempo, fazer mudanças graduais ao longo do tempo, encontrar alimentos nutritivos que você realmente goste de comer, planejar e preparar para tornar sua vida mais fácil, praticar autocuidado compaixão e dê a si mesmo graça, comemore vitórias fora da escala e obtenha apoio e responsabilidade ”, diz Rimmen.

Você poderá melhorar sua saúde de várias maneiras se encher seu prato com alimentos ricos em nutrientes e reduzir a quantidade de alimentos ricos em açúcar e sódio. Você provavelmente poderá desfrutar desses benefícios por muitos e muitos anos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui