18.1 C
Paraná
terça-feira, junho 18, 2024
InícioSaúdeBerberina, o suplemento que alguns chamam de "Ozempic da...

Berberina, o suplemento que alguns chamam de “Ozempic da natureza”

spot_img

Um suplemento chamado berberina está ganhando notoridade através do entretenimento baseado na web por seus efeitos de redução de peso, sendo referido por alguns como “Ozempic da natureza”, a droga que ajuda as pessoas a perder peso.

Berberina, que é encontrada em uma variedade de plantas, incluindo plantas de bérberis, ajuda as pessoas a perderem peso, reduzindo o apetite e elevando os níveis de açúcar no sangue. As pesquisas do Google por “berberina” estão em alta.

A prevalência da berberina está aumentando à medida que drogas como Ozempic e Wegovy são receitadas.

Ozempic e Wegovy pertencem à classe de medicamentos conhecidos como agonistas GLP-1. Essas drogas imitam um hormônio que reduz o apetite e a ingestão de alimentos. Eles são altamente eficazes, mas são difíceis de encontrar nos Estados Unidos. Eles também são caros, custando mais de $ 1.000 do próprio bolso, e um médico deve fornecê-los a você.

Marlo Gonçalves, que realiza pesquisas sobre o uso de suplementos afirmou: “Você não precisa lidar com um médico e será muito mais barato. Então é o ideal.”

No entanto, isso não significa que a berberina seja totalmente segura ou eficaz para perda de peso. As informações essenciais sobre ele, incluindo sua eficácia e segurança, podem ser encontradas aqui.

Especialistas afirmam que estudos em larga escala, não apoiaram muitas das reivindicações da berberina, e a maioria das pesquisas foi realizada em camundongos e não em humanos.

A berberina pode ter benefícios metabólicos para as pessoas, principalmente para o coração, pelo que consta uma meta-análise de 49 estudos publicada no ano passado. No entanto, pode haver benefícios limitados para perda de peso.

Izabel Juci, especialista em medicina da obesidade e diretora de ações da divisão endócrina afirmou: ” Berberine não causa uma enorme mudança na perda de peso”. Juci afirmou que a dose diária recomendada para os participantes desses estudos era um grama.

Gonçalves foi mais cuidadoso ao usar o material para ajudar as pessoas a perderem peso.

“Suplementos dietéticos podem ser promovidos para praticamente qualquer alegação de saúde porque não são revisados ou aprovados”, disse Gonçalves. Os suplementos também podem conter quantidades incorretas do composto ou outros ingredientes que não estão listados no rótulo.

Ele afirmou: ” Uma droga farmacêutica ativa como a berberina não é algo que você deveria tomar à toa. Além disso, não se sabe como, ao certo, o suplemento ajuda na perda de peso”, disse Gonçalves.

A Dra. Francisca Toppaz, diretora do programa de controle de peso, disse: “As pessoas dizem que é como a metformina, mas não é” referindo-se a um medicamento para diabetes usado para baixar os níveis de açúcar no sangue. Ela afirmou que não sugere berberina para perda de peso.

Gonçalves disse que medicamentos à base de plantas não são incomuns. As plantas são a fonte de drogas altamente eficazes, como aspirina e morfina.

Juci prossegue afirmando: “A berberina tem sido associada a náuseas e vômitos em humanos. Pareceu aumentar o tamanho do rim e do fígado em estudos com animais, diminuindo o número de glóbulos brancos que combatem infecções. Para determinar se há algum efeito colateral humano grave, seriam necessários estudos mais amplos”.

Antes de incorporar a berberina em um regime, Juci afirmou que aconselharia consultar um médico. Ela acrescentou que pode não ser seguro, especialmente para mulheres grávidas.

Ela afirmou: “Estes não requerem a aprovação ou regulamentação.” Busque informação, seja com um médico ou um naturopata.”

Se houver algum efeito secundário, pare de tomar o remédio, disse ela.

Gonçalves expressou que, independentemente das possíveis vantagens para redução de peso, “não vale a pena apostar”.

Na verdade, ele afirmou que, se os usuários de berberina tiverem perda de peso, devem parar de tomá-la imediatamente e consultar um médico. Isso pode indicar que o produto que você está tomando está com defeito e você pode estar exposto a algo ainda mais prejudicial”, afirmou.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui