17.5 C
Paraná
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioSaúdeO que é metapneumovírus?

O que é metapneumovírus?

spot_img

Nas redes sociais, pessoas têm cada vez mais falado sobre o metapneumovírus, ou HMPV.

O vírus provavelmente é desconhecido para a maioria das pessoas, mas isso não deve alarmar ninguém. A maioria das pessoas que a contraem apresentam sintomas semelhantes aos de um resfriado comum.

Mas o que é metapneumovírus?

O metapneumovírus, descoberto em 2001, é um paramixovírus, de uma família conhecida por ser a causa de inúmeras infecções comuns. Parainfluenza, vírus sincicial respiratório (VSR) e sarampo e caxumba são outros paramixovírus.

“Este normalmente causa um resfriado – não é motivo de piada para muitas pessoas”, disse Salia Grande, mestre em doenças infecciosas.

Por que estão discutindo metapneumovírus?

A incidência do metapneumovírus vem aumentando, assim como de outras doenças respiratórias. As Comunidades para Prevenção e Combate Infecciosos detalharam para este mês picos estranhos de casos ultimamente.

Outros especialistas em vírus levantaram a hipótese de que o mascaramento e os bloqueios ambiciosos podem ter contribuído para o aumento do VSR e de outros vírus. Nosso sistema está preparado para lidar com vírus de forma mais eficaz no futuro por meio de pequenas interações com eles. No entanto, as crianças carecem das defesas biológicas necessárias para combater vários vírus simultaneamente como resultado de anos utililzando máscara e de distanciamento social nas escolas.

Quais sintomas do HPM?

O vírus geralmente aparece no inverno e na primavera. Afeta principalmente o trato respiratório superior, causando febre, tosse, falta de ar e congestão nasal. Pode durar de três a sete dias.

HPMV significa problemão?

O metapneumovírus normalmente é suave, mas pode ter consequências mais graves para crianças pequenas, idosos e pessoas debilitadas.

Às vezes, pode piorar, por exemplo, se tornar bronquiolite, que causa expansão, distúrbio e desenvolvimento de fluidos corporais nos pulmões, ou pneumonia. Dependendo da gravidade, a infecção dura um período de tempo semelhante ao de outras infecções, cerca de três a sete dias, disse Grande.

Como o HPMV se espalha?

O metapneumovírus humano é transmitido da mesma forma que outros vírus: por meio de partículas transportadas pelo ar que são liberadas quando alguém tosse ou espirra, por contato físico com uma pessoa infectada com o vírus ou pela manipulação de objetos contaminados e em seguida, tocando os olhos, boca ou nariz.

Segundo Grande, é fundamental ter em mente que o vírus pode se espalhar para indivíduos assintomáticos. Pelo menos 38% das infecções em um estudo foram infecções assintomáticas por metapneumovírus.

Existe uma vacina disponível? Como o HMPV é tratado?

Não há vacina para o metapneumovírus humano, e o tratamento é limitado.

Eduardo Dimas, professor de doenças infecciosas e medicina preventiva, afirmou: “Tentamos fazer você se sentir melhor e garantir que sua respiração esteja bem enquanto seu corpo luta contra o vírus”. Embora seja incomum, Dimas afirmou que, embora “possamos colocá-los em uma unidade de terapia intensiva e tratá-los lá”, a maioria dos pacientes se recupera totalmente por conta própria.

Ao contrário da Covid e das variações que causam o Coronavírus, o metapneumovírus é uma infecção respiratória que existe há muito tempo, disse Grande.

“Esperamos que avanços reais contra o metapneumovírus humano sejam feitos em um futuro próximo. No entanto, estamos convivendo com ele há um bom tempo”, disse ela. “Este não é o tipo que levará a uma pandemia.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui