InícioGeralCaverna cheia de túneis encontrada embaixo de jardinete

Caverna cheia de túneis encontrada embaixo de jardinete

spot_img


Os segredos da Idade Média estão espalhados por toda a Europa, mas a maioria deles está oculta sob nossos pés. Por exemplo, este sítio arqueológico em Distré, localizado aproximadamente a uma hora e quarenta e cinco minutos de carro de Nantes, no oeste da França. À primeira vista, o local parece abrigar apenas uma estrutura insignificante. No entanto, sob ela se estende um labirinto de túneis, construídos entre os séculos X e XII d.C., que escondem algumas pistas sobre a vida medieval nesta pequena parcela de terra.

Descoberto pelo Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva, ou Inrap, a caverna contém túneis que se estendem por 50 metros. Por estarem bloqueados por detritos, os túneis receberam “proteção arqueológica”, conforme declarou o Inrap em comunicado traduzido do francês. Os túneis abrigavam cinco salas que provavelmente eram usadas principalmente para armazenar alimentos.

Além disso, foram encontrados o que parece ser um cocho e um anel de fixação, sugerindo que pequenos animais também utilizavam o espaço subterrâneo. Outras evidências de vida doméstica foram encontradas, incluindo sementes, cerâmicas e partes de dois baldes. No entanto, os especialistas não descartam a possibilidade de os túneis terem sido usados para algum propósito defensivo.

Um dos grandes mistérios é por que essa rede de túneis é tão extensa para o que parece ser apenas uma casa.

“Embora apenas uma unidade habitacional pareça ocupar a área escavada, a capacidade de armazenamento excede em muito as necessidades diárias de uma família”, afirma o comunicado do Inrap. “Portanto, é possível que esses túneis tenham sido usados para coletar a produção de várias operações agrícolas.”

Isso sugere que esse sistema de armazenamento subterrâneo poderia ter servido como uma espécie de adega para várias atividades agrícolas, explicando a necessidade de tanto espaço.

Os arqueólogos do Inrap também têm uma teoria sobre por que o local foi abandonado. Durante as escavações, a equipe descobriu uma série de restos de gado desmembrados em alguns dos cerca de 30 silos encontrados no local. Isso poderia indicar uma doença epizoótica que se espalhou pelo gado, forçando o abandono da propriedade. No entanto, os arqueólogos ressaltam que análises adicionais – especialmente de natureza parasitológica – serão necessárias para comprovar essa teoria.

Este mundo subterrâneo medieval não é a única grande descoberta arqueológica recente na França. Em dezembro de 2023, o Inrap anunciou a conclusão da primeira escavação completa de uma abadia medieval na história europeia, que também revelou os vestígios de uma antiga cidade e cerca de 1.000 sepulturas espalhadas ao longo dos séculos.

Os segredos de nossas origens estão sob nossos pés, e a França parece determinada a expor esses mistérios à luz do dia.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui