InícioSaúdeCinco alimentos não processados que vale a pena adicionar...

Cinco alimentos não processados que vale a pena adicionar à sua dieta

spot_img

Quando a fome aparece, é comum ceder à tentação de um cookie de chocolate às 15 horas ou de um pacote de batatas fritas depois do trabalho, mesmo para os mais disciplinados e dedicados à alimentação saudável.

Isso ocorre porque alimentos para lanche como esses tendem a ser ultraprocessados, ou seja, foram projetados para serem convenientes e altamente palatáveis, com uma combinação irresistível de gordura, açúcar e sal.

“Esses alimentos são comercializados para nós e são bastante irresistíveis”, disse o nutricionista Rob Hobson; “Eles nos fazem querer continuar comendo mais.” No entanto, se você souber o que procurar, há opções de lanches minimamente processados e mais saudáveis disponíveis nas lojas, acrescentou ele.

Hobson decidiu reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados em parte porque eles estão ligados a preocupações com a saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. Além disso, eles estão associados à compulsão alimentar, ganho de peso e tendem a conter altos níveis de sal, açúcar e gorduras saturadas. Embora os especialistas ainda não compreendam completamente por que os alimentos processados são prejudiciais à saúde, as evidências nesse sentido continuam a crescer.

Ele define alimentos ultraprocessados como aqueles que contêm cinco ou mais ingredientes, muitos dos quais não seriam encontrados em uma cozinha regular, e geralmente têm uma longa vida útil e são vendidos em embalagens altamente divulgadas.

Ele compartilhou os lanches minimamente processados que costuma escolher nas lojas quando está com fome e com pressa.

  • Barras de frutas e nozes: Enquanto as barras de proteínas tendem a ser ultraprocessadas, barras feitas apenas com frutas secas e nozes são uma boa opção minimamente processada, rica em proteínas vegetais e gorduras saudáveis para o coração.
  • Hummus e crudités: O hummus, feito com grão-de-bico e azeite de oliva, acompanhado de vegetais cortados, como palitos de cenoura, é outra opção saudável, rica em fibras e proteínas.
  • Manteiga de nozes e bolos de arroz: Espalhar uma manteiga de nozes, como amendoim, amêndoa ou castanha de caju, com o menor número possível de ingredientes, em um bolo de arroz é uma opção de lanche proteico e satisfatório.
  • Pipoca sem tempero: Embora muitos estejam acostumados à pipoca com sal e manteiga no cinema, consumi-la sem tempero é uma opção muito saudável, rica em fibras e considerada um grão integral.
  • Frutas frescas: Frutas como morangos, laranjas e maçãs são uma escolha conveniente e saudável para lanches, oferecendo nutrientes essenciais sem qualquer processamento adicional.
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui