Não há dúvida, apesar do tamanho e do peso: comprar uma melancia é absolutamente vantajoso — se você escolher a melhor. Afinal, escolher a errada pode levar a você fazer uma viagem desnecessária ou, pior ainda, a uma fatia pálida e insípida que tem mais gosto de pepino do que da popular guloseima de verão.
Então, como você seleciona uma melancia crocante, doce e perfeitamente madura? Um porta-voz da Watermelon.org, uma organização sem fins lucrativos que representa produtores, transportadores e importadores de melancia, afirmou que existe um método que é (quase) infalível.
É seguro dizer que a maioria dos consumidores não tem certeza de como selecionar uma melancia que atenda a todos os seus requisitos: fresca, doce e vibrante. Pode ser porque há muitos equívocos sobre como avaliar adequadamente a fruta. Exemplo A: O método do baque, também conhecido como teste de detonação. É exatamente o que parece: você bate em uma melancia em potencial com o punho contra a casca. O objetivo é distinguir entre um “ping” e um “pong” oco e mais profundo, o que é quase impossível de conseguir.
O teste do canudo, em que um pedaço de canudo é colocado em cima do melão para ver se ele gira, é outro mito. Diz-se que essa resposta é causada por uma força elétrica em melancias maduras, porém, pesquisas demonstraram que não é o caso, e testes com canudos são raros em lojas onde a maioria das pessoas compra melancias.
Confiar na casca da melancia é talvez o maior mito de todos. O amadurecimento de uma melancia não pode ser previsto com precisão por suas listras, distância entre as listras, cor ou forma. Isso se deve, em parte, ao fato de existirem mais de 1.200 variedades de melancia, o que dificulta a interpretação das variações.
Veja, levante e vire a melancia. Verificar o melão em busca de amassados, saliências, furos e cortes primeiro é a maneira certa de escolher a melhor melancia. Pequenos arranhões não são um problema. Pegue a melancia em seguida. Quanto maior for, melhor.
Etapa final: O “ponto do solo”, ou o local onde a melancia estava quando estava amadurecendo ao sol, pode ser encontrado virando a melancia. Isso pode parecer uma falha ou descoloração à primeira vista. No entanto, cada melancia tem um ponto no chão. Encontrar um que seja amarelo amanteigado sem ser muito claro, branco ou brilhante é a chave. Uma área de solo muito pálida deve ser descartada imediatamente. Afinal, a cor da sua melancia diz como será o interior. Um exterior pálido significa que o tecido da melancia ficará aquém da doce vermelhidão que todos procuramos no corte ideal. Então, novamente, uma mancha amarela de girassol é seu próprio aviso. O excesso de maturação indica que a carne ficará mole e granulada.
Na grande maioria das vezes, você pode confiar nessa metodologia. No entanto, no final do dia, a principal estratégia 100% segura para decidir se uma melancia está pronta para comer é pegar uma lâmina e cortá-la. Considerando tudo, a natureza pode ser volúvel, observa o representante da Watermelon.org: ” Mesmo que pareça perfeito por fora, ainda pode haver falhas por dentro. Afinal, uma fazenda não é uma fábrica.