23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioEconomia'Como recupero meu dinheiro de um golpista de criptomoedas?'

‘Como recupero meu dinheiro de um golpista de criptomoedas?’

spot_img

Um leitor fez a seguinte pergunta:

Meu filho recentemente começou a investir em tokens não fungíveis (NFTs) e criptomoedas e, depois de experimentar algumas vitórias promissoras, está me incentivando a fazer o mesmo.

Estou cada vez mais tentado pelos retornos rápidos oferecidos, mas continuo lendo sobre esquemas fraudulentos que me deixam nervoso.

Parece que esse tipo de investimento não está desaparecendo, então como posso me proteger melhor da ameaça de fraude e quão fácil é recuperar o dinheiro perdido se eu for uma vítima? Informações do portal telegraph.

MN, 56 anos

Amy Harvey, do Conselho da Peters & Peters respondeu:

A conversa sobre criptomoedas está em toda parte e histórias de sucesso como a de seu filho atraíram muitos outros. No entanto, investir apresenta riscos únicos, que você deve considerar cuidadosamente antes de mergulhar.

Em primeiro lugar, os mercados de criptomoedas podem ser voláteis e os preços podem mudar rapidamente. Por exemplo, um Bitcoin no valor de US$ 67.540 em novembro passado, mas caiu 43pc quatro meses depois. Os ativos também podem estar sujeitos a um hype intenso, o que pode fazer com que os preços subam inicialmente e depois caiam.

Conforme você se identifica, outro grande risco é a fraude. O anonimato dos ativos criptográficos cria o ambiente perfeito para golpistas que procuram atacar recém-chegados desavisados. Houve vários escândalos de alto perfil nos últimos anos, como o esquema OneCoin Ponzi. Ele enganou os investidores em todo o mundo em cerca de US $ 4 bilhões (£ 3 bilhões).

Bitcoin está um verdadeiro sobe desce

Os reguladores continuam lutando para encontrar o equilíbrio entre incentivar a inovação e garantir que os consumidores sejam protegidos. Embora as criptos ainda não sejam regulamentadas, os governos do Reino Unido e da UE planejam ter mais interesse e o HM Treasury já está consultando um novo regime para empresas que fornecem serviços de cripto, enquanto o órgão de vigilância da cidade, a Autoridade de Conduta Financeira, também anunciou uma consulta sobre regras para cripto. anúncios de ativos.

Isso tudo ainda está por vir, então que proteção legal você tem nesse meio tempo? Se você é vítima de fraude criptográfica, os tribunais ingleses confirmaram em vários casos civis que os ativos criptográficos são “propriedade” no sentido tradicional e, portanto, as ordens usuais que permitem rastrear e congelar ativos estão disponíveis.

Você também pode obter pedidos de informações de terceiros, como exchanges de criptomoedas, para fornecer informações que permitam identificar fraudadores. Embora isso obviamente exija mais investimento de sua parte e não haja garantia de retorno, principalmente onde os fraudadores geralmente estão localizados no exterior.

Se você ainda quiser ir em frente, certifique-se de fazer sua devida diligência. Como regra geral, as plataformas online mais seguras tendem a solicitar que você comprove sua identidade, pois seguem as diretrizes “Conheça seu cliente” e “Anti-Money Laundering”. Se você pretende usar um corretor ou bolsa para manter seus ativos por meio de uma carteira, certifique-se de que eles estejam totalmente segurados. E, por último, a melhor maneira de mitigar seu risco é não comprar mais do que você pode perder.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui