15.1 C
Paraná
sábado, julho 13, 2024
spot_img
InícioGeralConfira os órgãos, museus e parques estaduais abertos no...

Confira os órgãos, museus e parques estaduais abertos no Carnaval

spot_img

Os órgãos, empresas e instituições do Governo do Estado cumprem período de recesso de segunda a quarta-feira, até as 14 horas, com escala especial de trabalho. Serviços essenciais que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias de polícia, atenderão normalmente. Os museus e diversos parques estaduais estarão abertos ao público e são opções de lazer alternativa para aqueles que não gostam da folia.

Segue abaixo o horário de funcionamento de órgãos públicos estaduais:

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR – As Agências do Trabalhador e postos avançados seguem horário de funcionamento determinado por decretos municipais. O atendimento segue normalmente até as 17h desta sexta-feira, com retomada das atividades às 13h da Quarta-feira de Cinzas.

BIBLIOTECA PÚBLICA – A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) realiza um Carnaval Infantil neste sábado, das 10h às 12h30, na Rua Cândido Lopes, no Centro de Curitiba. A folia para a meninada terá desfile de fantasias e pintura facial na Seção Infantil. Na segunda e terça-feira a BPP estará fechada, retornando dia 14, quarta-feira, a partir das 14h.

CEASA – As unidades da Ceasa Paraná de Maringá e de Foz do Iguaçu estarão abertas na terça-feira de Carnaval. As outras três unidades, de Curitiba, Londrina e Cascavel, estarão fechadas nesta data. Todas as cinco unidades abrem normalmente na segunda-feira e na quarta-feira. A administração Central estará fechada segunda e terça e, na quarta, o expediente começará a partir das 14 horas.

CEIM – O Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM-PR) fecha na segunda e terça-feira e retoma às atividades às 14h de quarta-feira.

COHAPAR – A sede e os escritórios regionais da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) estarão fechados de segunda a quarta-feira, com retorno às atividades normais na quinta. Durante este período, serviços como cadastros em projetos habitacionais, consulta a empreendimentos disponíveis, emissão de segunda via de faturas e pedidos de emissão de escrituras podem ser feitos pelo site da empresa.

DETRAN – As unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) estarão fechadas de segunda a quarta-feira. O atendimento ocorre a partir de quinta em horário normal. Durante este período, é possível acessar mais de 80 serviços por meio do portal do Detran e aplicativo Detran Inteligente.

FARMÁCIAS DO PARANÁ – Todas as unidades das Farmácias do Paraná estarão fechadas na segunda e terça-feira, com abertura a partir das 14h da Quarta-feira de Cinzas. A solicitação de medicamentos continua disponível pelo sistema da Secretaria de Estado da Saúde.

FOMENTO – A Fomento Paraná não terá expediente nos dias 12 e 13 de fevereiro. No dia 14, quarta, retorna às atividades a partir das 12h.

HEMEPAR – O Hemepar de Curitiba estará aberto durante todos os dias de Carnaval. Por outro lado, as unidades de Ivaiporã e Toledo estarão fechadas nos dias 12, 13 e 14. Os horários podem variar em cada unidade, por isso a orientação aos doadores é confirmar os horários disponíveis e fazer o agendamento da doação.

JUNTA COMERCIAL – A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) estará fechada para atendimentos na segunda e terça-feira, com retomada das atividades a partir das 14h de quarta. Os demais serviços continuam disponíveis pelo site da Jucepar.

MUSEUS – O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai abrir todos os dias de Carnaval, das 10h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física ou pelo site oficial do MON. O Museu de Arte Contemporânea também estará aberto todos os dias, das 10h às 18h. Nos demais espaços culturais do Governo do Estado, também há inúmeras exposições e mostras de artistas locais, nacionais e internacionais, que funcionarão em dias e horários diferenciados.

PARQUES ESTADUAIS – Vinte e cinco Unidades de Conservação (UC) do Estado funcionarão integralmente durante todas as datas da folga prolongada, incluindo a terça-feira, com destaque para os passeios disponíveis no Litoral do Estado. Apenas as UCs da Mata dos Godoy, em Londrina, Pau Oco, em Morretes, e Ilha das Cobras, em Paranaguá, permanecem fechadas para reforma.

PROCON – A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) estará fechada na segunda e terça, e aberta a partir das 14h de quarta. Neste período, os atendimento virtuais continuam normalmente por meio do site oficial do Procon-PR.

RECEITA ESTADUAL – As delegacias e agências da Receita Estadual estarão fechadas nos dias 12 e 13 de fevereiro e retomam o atendimento a partir das 14h da quarta.

SANEPAR – Todas as Centrais de Relacionamento com o Cliente da Sanepar ficarão fechadas para atendimento presencial ao público, com o retorno das atividades na quarta-feira, a partir das 13h30. Os demais canais de relacionamento funcionarão normalmente 24 horas por dia durante o Carnaval.

TRANSPORTE METROPOLITANO – Durante o Carnaval, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) implementará ajustes na programação do transporte coletivo metropolitano que visam adequá-lo às demandas. A recomendação é que os usuários consultem os horários específicos de cada linha para o planejamento de suas viagens durante o período carnavalesco.

Na segunda-feira, será seguida a programação padrão para a maioria das linhas nos municípios. Alguns terão linhas com horários reduzidos. Na terça, todas as linhas operarão conforme a programação de sábado, com exceções pontuais. Na quarta-feira, todas as linhas atendem normalmente, conforme a programação dos dias úteis.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui