20.7 C
Paraná
quinta-feira, julho 25, 2024
spot_img
InícioCulturaCultura japonesa pode ser saboreada no final de semana,...

Cultura japonesa pode ser saboreada no final de semana, no Parque Barigui

spot_img

Uma das festas mais tradicionais e aguardadas de Curitiba acontece neste fim de semana no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui a partir das 10h: o Imin Matsuri, que celebra a cultura japonesa no Brasil e chega à sua 32ª edição na capital paranaense.

Comemorando os 116 anos da imigração japonesa no Brasil e os 40 anos da irmandade Curitiba-Himeji, o 32º Imin Matsuri – Festival do Imigrante Japonês acontece nos dias 29 e 30 de junho. O evento oferece diversas atrações culturais, gastronomia oriental e estandes de produtos típicos.

As atividades começam no sábado (29) às 10h e seguem até às 20h. No domingo, o festival abre às 10h e termina às 18h. A cerimônia oficial de abertura ocorre no sábado às 13h, precedida pelo “ireisai”, um culto budista em memória dos imigrantes pioneiros, às 11h30.

A praça de alimentação estará funcionando durante todo o evento, oferecendo pratos tradicionais como yakissoba, sushi, sashimi, yakisakaná, tempurá, guiozá, tepanyaki, sukiyaki, karaguê e okashi.

No palco, diversas apresentações estão programadas, incluindo shows de taikô (tambor japonês), yosakoi soran (dança contemporânea), concurso de cosplay e demonstrações de artes marciais. Destaques incluem o “Minyo Hozonkai”, grupo musical que executará o “bom odori” (dança folclórica com participação do público) e também apresentará cantores, e o “Nihon Acústico”, com músicos Yuzo Akahori (violão), Diego Zero (piano), Edmar Uada (bateria) e Marcos Tanaka (baixo), que farão um show com os melhores cantores de karaokê de Curitiba. A banda Seiza também se apresentará, trazendo versões de clássicos japoneses com uma mistura de instrumentos tradicionais e elétricos ocidentais.

Este ano, o centro de eventos será decorado com “tanabatas” (ornamentações feitas de flores de papel colorido), criadas pelas entidades participantes, garantindo um ambiente festivo e autêntico para todos os visitantes.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui