24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioCulturaHistória e arquitetura dos antigos armazéns de Curitiba

História e arquitetura dos antigos armazéns de Curitiba

spot_img

O livro “Os Armazéns na Cidade, a Cidade nos Armazéns”, que será lançado em 21 de maio (terça-feira) na Mercearia Fantinato, apresenta um olhar profundo sobre os antigos armazéns de secos e molhados em Curitiba, revelando uma época em que a arquitetura desses locais se entrelaça intimamente com as histórias, tradições e o cotidiano das pessoas.

A obra, organizada pela arquiteta Thais Glowacki, conta com a colaboração da arquiteta e professora Cleusa de Castro e do jornalista Sandro Moser, com fotografias de Gilson Camargo. Dividido em duas partes, o livro oferece uma análise abrangente dessa parte importante do patrimônio cultural curitibano.

Na primeira parte, intitulada “Os Armazéns na Cidade”, Cleusa de Castro examina os armazéns remanescentes em Curitiba, destacando suas características arquitetônicas únicas e enfatizando a importância da preservação desse patrimônio material. Segundo Cleusa, a obra busca expandir os limites do que é considerado patrimônio cultural, reconhecendo a significância dos Antigos Armazéns de Secos e Molhados não apenas por sua arquitetura não erudita, mas pelos significados que representam na história e cultura local.

Já na segunda parte, “A Cidade nos Armazéns”, o jornalista Sandro Moser mergulha na memória coletiva, revelando as histórias das pessoas e eventos que deram vida a esses espaços comerciais. Moser destaca temas como a cultura do fiado, a transmissão de conhecimentos entre gerações e a interação desses locais com a comunidade ao redor.

Para Thais Glowacki, a preservação desses testemunhos da história cotidiana é essencial para manter viva a identidade da cidade, conectando tempos distintos e enriquecendo a trajetória coletiva, sem cair no saudosismo, mas valorizando a importância dessas ruínas urbanas como registros autênticos do modo de vida passado.

S E R V I Ç O:

Lançamento do livro “Armazéns na Cidade, a Cidade nos Armazéns”, de Cleusa de Castro e Sandro Moser

Local: Mercearia Fantinato

Endereço: Rua Mateus Leme, 2553, São Lourenço

Data: terça-feira 21/05/2024

Horário: 18h

Entrada e distribuição gratuita

Livre

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui