InícioCulturaCuritiba a Cidade Mais Rock And Roll do Brasil

Curitiba a Cidade Mais Rock And Roll do Brasil

spot_img

Personalidades do rock da capital e Região Metropolitana apresentam projeto para criar a Rota do Rock de Curitiba e imortalizar a cidade como a mais roqueira do país

Um grupo formado por músicos, produtores, jornalistas, lideranças políticas e empresários de Curitiba e Região Metropolitana se mobilizaram para lançar o projeto “Curitiba a Cidade Mais Rock ‘N Roll do Brasil”.

A solenidade oficial de lançamento foi realizada no Tork ‘N Roll, uma das maiores casas de show da América Latina, e contou com a participação de centenas de pessoas.

O projeto de autoria da empreendedora Sabrina Matos e do músico Marcelus dos Santos, da banda Motorocker, busca imortalizar Curitiba como a cidade mais rock ‘n roll do Brasil e adquirir o status de patrimônio cultural de natureza imaterial.

Com o objetivo de preservar uma das tradições da população curitibana, que promove renda e o crescimento econômico da capital, o projeto de Lei vai ser apresentado na Câmara Municipal de Curitiba.

Na cerimônia, o grupo apresentou um link: www.curitibamaisrock.com.br\inscricao para que todos os músicos, demais profissionais do universo do rock ‘n roll e fãs, possam deixar seus nomes registrados no anexo da lei, que será proposta, como sendo coautores. O mesmo link servirá para criar um banco de dados que futuramente se tornará um livro em que vai registrar o nome de todos os cidadãos que apoiaram e decidiram participar do projeto.

O evento de lançamento contou com o apoio de Paulo Juk (Blindagem), Juninho da Lets Rock, Lyrian e Mario (Estúdio Tenda), Harley Andrich (Mundo Livre FM), Mauro Mueller (Rede Massa), Juan Neto (Motorocker), André Molina (Rádio Educativa do Paraná), Kadu Lambach (primeiro guitarrista da Legião Urbana) e do vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, que reconhece o trabalho como importante mecanismo para o desenvolvimento econômico, social e cultural da capital paranaense.

“É uma alegria ver o mundo do rock unido em nossa cidade. Quero acompanhar essa mobilização a favor da boa música”, afirma o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Dentro da proposta de Lei, o grupo que se mobilizou na primeira reunião oficial destacou que existem vários objetivos, como o de criar uma rota do rock em Curitiba e demais regiões entorno, que vai contar com todos os locais que têm influência do “Universo Rock And Roll”, por meio de um aplicativo.

Outras sugestões da proposta são: desenvolver oficinas de rock ‘n roll, com palestras, congressos, feiras, eventos, e shows em locais privados e públicos, integrar as escolas e regionais à oficina. Os eventos deverão ocorrer no mês de agosto anualmente, e por fim, o movimento deseja viabilizar um museu do rock curitibano para preservar a história e a obra dos principais artistas paranaenses do segmento.

De acordo com Marcelus dos Santos, a cidade de Curitiba tem muito potencial de crescimento na economia do rock ‘n roll. “O título honorário é uma realidade. Eu e a Sabrina percebemos por meio de vários estudos sociais e comportamentais que aqui em Curitiba temos material humano de sobra. Somos a cidade do Brasil com o maior número de músicos de rock, bares de rock e, também, a cidade que mais tem fãs per capita do gênero, entusiastas e pessoas que gostam desse universo e que movimentam a economia”.

Paulo Juk, baixista e fundador da banda Blindagem, uma das pioneiras do rock curitibano na década de 1970, agradeceu o convite para participar do projeto e demonstra entusiasmo pela proposta já ter iniciado com bastante apoio, além de apontar um planejamento para o rock curitibano.

“Eu gostei da proposta. Tem conteúdo, o planejamento é amplo e, atinge vários segmentos, seja cultural, turístico, de eventos, gastronômico, mercados de trabalho de várias áreas. Como sou um defensor da música em geral, sobretudo do rock, sempre fui favorável a união de todos em torno de um objetivo comum”, afirma

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui