23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioCidadesCuritiba terá desfile da independência

Curitiba terá desfile da independência

spot_img

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro em Curitiba será no Centro Cívico, na Avenida Cândido de Abreu, a partir das 9h. A solenidade será promovida pela 5ª Divisão de Exército Brasileiro e pelo Governo do Paraná. O desfile de comemoração da Independência do Brasil contará com a participação de quase 4 mil pessoas – entre civis e militares –, a pé e em viaturas, como os blindados Guarani e Leopard.

O público poderá ver bandeiras e uniformes históricos, acompanhar a trajetória de ex-integrantes do Batalhão Suez (primeira Operação de Paz com participação do Brasil) e das Forças de Paz, além de viaturas como o Jeep Willys e Dodge Comand, ambos de 1945. As tropas das forças estaduais também vão desfilar.

Às 8h será realizada a 1ª Revista da Tropa pelo comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, general de Brigada Ricardo Santos Taranto. Em seguida, será realizada uma 2ª Revista da Tropa, pelo comandante da 5ª Divisão de Exército, general de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes.

Às 9h, terá início o desfile de escolas civis e cívico-militares, seguido por diversas associações e agremiações. Às 10h, desfilam escolas militares e grupamentos – a pé e motorizados –, com tropas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Curitiba, além da participação de instituições governamentais não militares, como Defesa Civil e Setran.

O desfile será encerrado com um grupamento de cavalos composto por integrantes do Clube do Cavalo do Paraná, da Polícia Militar e do Colégio Militar de Curitiba.

SEMANA DA PÁTRIA – As comemorações da Semana da Pátria em Curitiba começam um pouco antes, na próxima segunda-feira (4), com uma cerimônia em frente ao Palácio Iguaçu, às 10h, no Centro Cívico. Na ocasião será realizada a apresentação das escolas participantes e será recepcionado o Fogo Simbólico da Pátria para o acendimento da Pira, que representa a esperança, a fé e a força dos brasileiros pela manutenção da independência e da soberania nacional.

No dia 5, a Banda da 5ª Divisão de Exército fará uma apresentação em frente ao relógio da Boca Maldita, no Centro de Curitiba, às 17h30. No repertório estão dobrados militares, músicas populares e temas de filmes clássicos.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

4 COMENTÁRIOS

  1. Curitibano que se preze não tira a cara de casa neste dia para ir ver isso. Repúdio total é o que eles merecem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui