24 C
Paraná
terça-feira, julho 23, 2024
spot_img
InícioCulturaCurta-metragem paranaense Deus me Livre é premiado em festival de...

Curta-metragem paranaense Deus me Livre é premiado em festival de cinema na França

spot_img

O curta documental Deus me Livre foi premiado no 34º CinéLatino, festival de cinema latino-americano promovido anualmente em Toulouse, na França. O filme recebeu o prêmio Signis de curta-metragem do festival, realizado no início de abril.

Dirigido por Carlos Henrique de Oliveira, jornalista e documentarista paranaense que vive em Curitiba, e pelo espanhol Luis Ansorena Hervés, o curta foi feito majoritariamente por uma equipe curitibana e finalizado por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba, com recursos da Lei Aldir Blanc.

O filme acompanha dois sepultadores do cemitério de Vila Formosa, em São Paulo, durante um dos picos da pandemia de covid-19, em junho de 2020. Adenilson e Zeca, tendo que enterrar centenas de vítimas do coronavírus por dia, se apegam às suas respectivas crenças religiosas: Adenilson na Igreja Adventista e Zeca na Umbanda. Assim, com visões bastante divergentes, os sepultadores refletem sobre os significados da morte, enquanto, apesar de tudo, não parecem perder o humor. 

Na cerimônia de premiação, o júri do festival ressaltou que os curtas-metragens têm a dificuldade de terem de transmitir uma mensagem profunda e impactante em um espaço de tempo reduzido. Além disso, apontaram que todos os curtas em competição falavam de assuntos bastante diferentes, mas que a mensagem que consideravam mais importante era aquela relacionada com a pandemia: a de Deus me Livre.

“Sua mensagem para todos nós é que Deus está conosco, essencialmente somos todos iguais e nosso tempo aqui na terra é limitado, então não há tempo a perder e devemos buscar fazer o bem sem olhar a quem”, destacou o júri.

O diretor Carlos Henrique se diz honrado e grato pela escolha do filme. “E quero expandir esse agradecimento ao Zeca e ao Adenilson, os dois personagens do documentário que protagonizam a sua reflexão”.

Além da França

Neste mês, o curta irá participar de outro festival internacional: o 38º Chicago Latino Film Festival, nos Estados Unidos. O filme paranaense estreia no festival, na modalidade online, na sexta (22/3) às 22h.

Em fevereiro, Deus me Livre já tinha sido selecionado para um festival nos Estados Unidos, o Big Sky Documentary Film Festival, que é focado em documentários. O filme também passou por mostras nacionais, como o Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e a Mostra de Cinema de Tiradentes.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui