24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioCulturaDiscos de vinil vendem mais que CDs pelo segundo...

Discos de vinil vendem mais que CDs pelo segundo ano consecutivo

spot_img

No ano passado, a indústria de discos de vinil chamou atenção ao vender mais unidades do que CDs globalmente pela primeira vez desde 1987. Este ano, essa tendência continua. A Recording Industry Association of America (RIAA) informou que em 2023, as vendas de vinil superaram as de CDs, com 43 milhões de unidades vendidas em comparação com 37 milhões de CDs.

Em Curitiba, Klaus Koti, do Lendário Chucro Billyman e Wi-Fi Kills, há anos vem lançando discos físicos, em pequenas tiragens.

Para colocar em perspectiva, em 2022 foram vendidas 41 milhões de discos de vinil e 33 milhões de CDs. Isso evidencia uma tendência clara: mesmo com o streaming de música sob demanda se tornando predominante, as vendas de mídia física continuam a crescer ano após ano. A RIAA destaca que a receita de ambos os formatos subiu, totalizando US$ 1,4 bilhão. Além disso, os números deste ano confirmam o crescimento contínuo das vendas de vinil, mantendo uma sequência de 17 anos.

Embora o streaming represente atualmente 84% da receita de música gravada, muitos ainda preferem a mídia física, especialmente os discos de vinil, por seu som rico e caloroso, além de seu valor nostálgico e exclusivo. Artistas musicais têm explorado esse nicho com lançamentos de edições limitadas de álbuns em vinil, trazendo de volta a sensação de exclusividade. Dado o atual cenário, é provável que a popularidade da música física continue a crescer no próximo ano.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui