23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioCiênciaÉ seguro tomar banho enquanto relampeja?

É seguro tomar banho enquanto relampeja?

spot_img


Alguma vez você já ouviu a recomendação de nunca tomar banho durante uma tempestade com raios? Mesmo que você ainda esteja seguindo essa regra ou não, talvez você não esteja ciente do motivo por trás do aviso – ou se ele é mesmo legítimo. Afinal, a menos que seu chuveiro esteja ao ar livre, as consequências de se ensaboar durante uma tempestade podem parecer bastante mínimas, não é mesmo?

No entanto, os especialistas afirmam que você deve evitar tomar banho durante uma tempestade com raios, se possível – e há uma boa razão para isso. Aqui está o que você precisa saber sobre tomar banho durante uma tempestade com raios e por que pode ser melhor esperar para tomar banho quando você vê aquelas nuvens escuras se aproximando.

Durante uma tempestade, não é o trovão que representa o perigo – é o relâmpago, que toda tempestade de raios produz. Você pode pensar: Mas meu chuveiro está dentro de casa e o raio está lá fora. Isso pode até ser verdade, mas a eletricidade ainda pode viajar para dentro de casa através do sistema de encanamento.

“O objetivo é evitar se conectar eletricamente com o mundo exterior quando houver raios por perto”, explica o professor de física e astronomia Joseph Dwyer. “As correntes elétricas dos raios poderiam, por exemplo, entrar na casa através da fiação elétrica, faiscar nos canos e lhe dar um choque enquanto você estiver no chuveiro ou na banheira.”

O especialista em raios Aaron Treadway, que é o gerente do programa de tempo severo do Serviço Nacional de Meteorologia, afirma que os canos de metal e a água dentro de casa são ambos “ótimos condutores de eletricidade de raios que poderiam atingir a casa ou o entorno.” Mesmo se você tiver tubulações de policloreto de vinila [plástico] em casa, a água dentro delas pode representar um risco como condutor de eletricidade.

É importante notar que não é apenas o ato de tomar banho que é problemático. Lavar as mãos ou lavar a louça – basicamente qualquer atividade em que você esteja conectado à água e aos canos – pode ser perigoso durante uma tempestade de raios.

Entrar em um banho quente logo após uma tempestade pode parecer uma boa ideia, mas Treadway sugere adiar. “Depois que a tempestade passar, é melhor esperar 30 minutos após ouvir o último trovão antes de retomar suas atividades internas e externas”, ele explica. “Se você está perto o suficiente para ouvir o trovão, seja dentro ou fora de casa, você está perto o suficiente para ser atingido por um raio.”

É crucial saber que o lugar mais seguro durante uma tempestade é dentro de casa, seja em uma casa ou em um carro. Você quer ter certeza de que nada que você faça o conecte ao mundo exterior. Isso inclui o uso de encanamentos dentro de casa, bem como a fiação.

Usar um telefone fixo pode ser perigoso durante uma tempestade com raios, assim como conectar algo a uma tomada, como um secador de cabelo ou o cabo do laptop. Você ainda pode usar seu celular ou laptop, desde que não estejam sendo carregados e conectados a uma tomada.

“A fiação e os canos em uma casa ajudam a direcionar a energia do raio com segurança para o solo”, diz Treadway. “Desde que uma pessoa não esteja interagindo com nada conectado à fiação ou aos canos, ela estará segura.”

Treadway observa que é importante “ficar longe de janelas e portas externas” durante uma tempestade de raios. Você também deve evitar varandas, pois se um raio atingir nas proximidades, as cargas podem “ainda viajar pelo solo ou por objetos próximos.”

A boa notícia é que você provavelmente não ficará preso dentro de casa sem poder usar os encanamentos ou eletrônicos por muito tempo. As tempestades com raios geralmente duram cerca de meia hora em média – embora isso possa variar, especialmente se houver tempestades dispersas na área.

A paciência pode significar a diferença entre estarseguro ou sofrer ferimentos graves, ou até mesmo a morte. Os raios causam lesões no sistema nervoso e podem causar parada cardíaca, razão pela qual os especialistas recomendam ficar dentro de casa e seco e não usar nada conectado a uma tomada até que a tempestade tenha passado completamente.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui