23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioCiênciaPrimeira imagem do módulo lunar Odysseus circula nas redes...

Primeira imagem do módulo lunar Odysseus circula nas redes sociais

spot_img


A primeira foto do módulo lunar Odysseus na lua, a primeira nave espacial dos EUA a fazer um pouso suave na superfície lunar em mais de 50 anos, foi divulgada na segunda-feira.

A imagem mostra a nave espacial a uma distância de 1,6 quilômetros de seu local de pouso pretendido na cratera Malapert A, perto do Polo Sul, o ponto mais ao sul que qualquer veículo conseguiu alcançar na lua. Mais imagens devem ser divulgadas esta semana.

“Imagens da equipe da Câmera da Sonda Orbital de Reconhecimento Lunar da NASA confirmaram que o Odysseus completou seu pouso em 80,13 graus S e 1,44 graus E a uma altitude de 2.579 metros”, postou na manhã de segunda-feira a Intuitive Machines, a empresa sediada em Houston que construiu o Odysseus, no X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter.

“Após viajar mais de 600.000 milhas, o Odysseus pousou a uma distância de 1,5 quilômetros de seu local de pouso pretendido em Malapert A, usando um sistema de medição a laser contingente corrigido horas antes do pouso”, continuou o post.

Embora as imagens fossem originalmente esperadas mais cedo, o local de pouso do Odysseus perto do Polo Sul significa que leva mais tempo para as imagens chegarem à Rede de Espaço Profundo da NASA – a matriz de antenas que fornecem telecomunicações em todo o mundo – e então serem transmitidas de volta à Terra.

Apesar de problemas técnicos quase causarem um atraso, o Odysseus alcançou a superfície da lua por volta das 6h23, no horário da costa leste dos EUA, em 22 de fevereiro, também tornando-o o primeiro pouso lunar comercial na história dos EUA.

O Odysseus tem menos de uma semana para capturar dados antes que a escuridão desça, impedindo que os painéis solares da espaçonave capturem energia da luz solar e também trazendo temperaturas congelantes.

A Intuitive Machines disse esperar que os controladores de voo no centro de comando consigam se comunicar com o Odysseus até terça-feira de manhã.

A Intuitive Machines foi uma das várias empresas aprovadas pela NASA sob contratos de Serviços de Carga Lunar Comerciais (CLPS) para construir pousadores lunares privados que a agência espacial federal, entre outras, usaria para enviar instrumentos ao espaço em preparação para suas próximas missões Artemis, que enviarão astronautas de volta à lua pela primeira vez desde que a tripulação do Apollo 17 pousou lá em dezembro de 1972.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui