24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioEconomiaEconomia do Paraná cresce no primeiro trimestre

Economia do Paraná cresce no primeiro trimestre

spot_img

A economia paranaense voltou a demonstrar força em nível nacional no primeiro trimestre de 2024, registrando um expressivo crescimento de 5,32% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em relação ao último trimestre de 2023, com ajuste sazonal. Este resultado, apurado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) a partir de dados do Banco Central, representa um aumento quase cinco vezes superior à média nacional do mesmo período, que foi de 1,08%.

No que tange à variação trimestral, o crescimento de 5,32% do Paraná posiciona-se como o terceiro maior entre todos os estados brasileiros, atrás apenas do Amazonas, com alta de 8,8%, e do Rio Grande do Sul, que registrou crescimento de 5,78%, ao comparar com os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023.

O desempenho positivo da economia estadual também se evidenciou na variação mensal com ajuste sazonal entre fevereiro e março deste ano. Nesse intervalo, o Paraná obteve um crescimento de 1,72%, seguindo uma trajetória contrária à do Brasil, que registrou uma retração de 0,34% em sua atividade econômica.

Com este resultado, o Estado mantém a tendência de crescimento da atividade econômica observada anteriormente. Em 2023, o Paraná já havia registrado o maior crescimento proporcional entre todos os estados brasileiros, com base nos indicadores do IBC-Br, apresentando uma variação positiva de 7,8%. Assim como neste primeiro trimestre de 2024, o resultado do ano passado foi mais de três vezes superior à média nacional para o período, que ficou em 2,45%.

De acordo com a avaliação do presidente do Ipardes, Jorge Callado, os dados do Banco Central reforçam o bom momento da economia estadual. “Observamos o dinamismo de atividades econômicas voltadas ao atendimento da demanda doméstica, como o comércio, os serviços e a construção civil, o que reflete o aumento da renda da população com o aquecimento do mercado de trabalho paranaense”, afirmou.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui