8.7 C
Paraná
terça-feira, maio 28, 2024
InícioGeralEduardo Pimentel acompanha atendimento a trabalhadores em feira de...

Eduardo Pimentel acompanha atendimento a trabalhadores em feira de empregos

spot_img

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, esteve na Feira de Empregos promovida na sede da Comunhão Cristã Abba, no Portão.

A iniciativa teve apoio da Prefeitura e da FAS (Fundação de Ação Social) e foi uma dos dois mutirões de emprego promovidos nesta quarta. O outra foi o Emprega Senai da Construção Civil, na Rua da Cidadania do Boqueirão.

As duas feiras ofertaram 2 mil vagas de emprego.

No Portão
“O maior programa social é a geração de emprego. A carteira assinada garante ao cidadão independência financeira e dignidade. Por isso, acompanhei hoje uma importante ação de empregabilidade da Prefeitura de Curitiba em parceria com a Comunhão Cristã Abba, no Portão”, disse Eduardo Pimentel.

A ação é promovida pelo Prosperity in Business – grupo de empresários da igreja, reunindo as empresas Droga Raia, Verde Mais Fresh Market, Softmarketing, Supermercados Condor, Grupo Jardim da Saudade, Grupo Risotolândia, McDonald´s, Apolar Imobiliária, Concentrix, Webhelp, Grupo OVD, Ebema Caminhões e Acessórios, A. Yoshii Engenharia, Grupo Imediatta, Lojas Cem.

No Boqueirão
Outra feira de empregos movimentou a quarta-feira na Rua da Cidadania do Boqueirão, como parte do evento Quarta Cidadã. O feirão Emprega Senai da Construção Civil para relocação profissional foi promovido pelo Senai em parceira com Sinduscon-PR e com apoio da Prefeitura de Curitiba.

Foram ofertadas 1.000 vagas de emprego formal na área da construção civil, com carteira assinada e benefícios, em Curitiba e região. As vagas são para alvenaria, armação, carpintaria, coordenação e supervisão, encanamento, engenheiro, mestre de obras, pintura, técnico em edificações e técnico em segurança do trabalho.

“O Emprega Senai da Construção Civil é uma conexão do setor da construção civil, da iniciativa privada e dos órgãos públicos às pessoas que buscam oportunidades de emprego, tendo ou não qualificação. Isso porque o Senai conecta todas essas partes (empresas e trabalhadores) ao ofertar também cursos gratuitos, neste caso, na área da construção civil em Curitiba e Região Metropolitana”, disse Juliana Maia, coordenadora de Educação e Negócios do Senai.

A perspectiva descrita por Juliana é factível e prática. Atualmente desempregado, Nilson Gerke, de 54 anos, alimenta esperanças para conquistar uma vaga de vigia enquanto preenche o cadastro de inscrição na fila de chamada do Emprega Senai.

“Eu espero muito conseguir um novo emprego aqui como vigia depois de seis meses fora do mercado de trabalho. Essa possibilidade de voltar a trabalhar me anima porque vou poder, em breve, pagar minhas contas e saldar todas as minhas dívidas”, disse Nilson.

Agenda diversificada
Além do feirão, o público que compareceu à Quarta Cidadã no Boqueirão recebeu 500 mudas nativas do programa 100 mil árvores para Curitiba.

Em um estande decorado com detalhes da campanha nacional Outubro Rosa de conscientização e alerta sobre o câncer de mama, a programação também ofereceu orientações sobre o programa Saúde da Mulher e dicas para o uso do aplicativo Saúde Já.

“Como é um evento também ligado ao Outubro Rosa, disponibilizamos todas as informações para as usuárias do sistema de saúde marcarem exames de mamografia e preventivos”, disse a enfermeira Andrea Dina Costa, do Distrito Sanitário Boqueirão.

A Secretaria Municipal da Saúde tem um telefone de contato (3350-9000 – da Central Saúde Já Curitiba) para as interessadas em agendarem consultas sem precisar sair de casa.

Aplicativo prático
O uso recorrente e adequado do aplicativo Saúde Já também foi reforçado no estande, sob a orientação da estagiária Brendha Taveiros. Sentada ao lado de usuários e frequentadoras da Regional Boqueirão, Brendha passou informações e instruções específicas sobre o uso do aplicativo. “Estamos recebendo vários frequentadores para saber como usar o aplicativo, pedindo orientações sobre o agendamento de consultas e como utilizar todas as funções do programa”, disse.

Foi o caso de Jeferson Candido da Silva, morador do Boqueirão. O usuário procurou a orientaçã para reinstalar o aplicativo e voltar a usar o programa digital depois de trocar de aparelho celular. “Eu uso muito o app Saúde Já, mas mudei de celular, não sei como configurar e preciso saber também das novas atualizações e funcionalidades. O aplicativo é muito importante, funcional e agiliza a nossa vida, principalmente na marcação de consultas”, destacou.

Programação cheia
Ao longo do dia, houve exibição de artes marciais do Karatê Shubu-dô, aulão da Smelj (Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude), exposição de trabalhos das escolas municipais da região, entrega de poesias da Casa da Leitura e show com a Banda Lyra, coordenada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

A Defesa Civil Municipal concedeu orientações sobre os serviços e atendimento na cidade.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui