17.5 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioGeralEnsino superior do Paraná está entre os mais bem...

Ensino superior do Paraná está entre os mais bem avaliados do Brasil

spot_img

No Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Índice Geral de Curso (IGC) para o ano de 2021, o Paraná é um dos estados com as melhores posições. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), calculou os dois indicadores como parte do ciclo de resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O Enade 2021 contemplou 30 tipos diferentes de ensino em diversas áreas.

Dois dos quatro indicadores utilizados para avaliar a qualidade do ensino superior brasileiro são o CPC e o IGC. Em ambas as áreas, o ensino superior paranaense está entre os melhores. Levando em consideração uma média ponderada trienal de cursos universitários e de pós-graduação além do Enade, o resultado do IGC, por exemplo, atribui notas às instituições que variam de 1 a 5.

O Paraná está em quarto lugar entre os estados com maior número de cursos na rede pública 20% superior do CPC, somando 149 graduações nesta camada de avaliação, atrás apenas do Rio Grande do Sul (210 cursos), Minas Gerais (217 cursos ) e São Paulo (294 cursos), em ordem específica.

O Paraná está entre os 20% melhores do IGC, ocupando a quinta posição com 29 das instituições mais bem classificadas. Minas Gerais (61), São Paulo (80), Rio de Janeiro (34) e Rio Grande do Sul (36) são as quatro cidades desse grupo.

Aldo Nelson Bona, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, destaca a importância dessas medidas como instrumentos de avaliação da qualidade do ensino superior.

Segundo a gestora, “Esses índices demonstram o desempenho dos alunos do Enade e avaliam o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e outros aspectos do ensino superior”. Adicionalmente, as avaliações subsidiam o reconhecimento e recredenciamento de estabelecimentos de ensino.

Os resultados do CPC e do IGC são utilizados como critérios em processos de fiscalização e regulamentação da educação superior brasileira e autorização para o oferecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), além de auxiliar na definição de políticas públicas e projeções.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) são exemplos de universidades estaduais paranaenses que utilizam os indicadores como requisitos para o implementação de programas federais.

Os colégios estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro) e Norte do Paraná (UENP) estão na faixa 4 do IGC. Nessa faixa, Líderes no Estado, UEL, UEM e Unioeste também estão entre as 30 instituições de ensino superior mais bem classificadas do Brasil. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está na faixa 3 e atende a todos os padrões de qualidade estabelecidos pelo MEC.

Para o Índice Geral de Cursos, foram avaliadas 2012 instituições de ensino superior no Brasil. O CPC avaliou 629 internatos no Paraná, sendo 281 instituições públicas. Nesse contexto, os 167 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos oferecidos pelas universidades estaduais do Paraná respondem por 26,55% das graduações selecionadas do Estado.

Com Unicentro, UEM e Unespar respondendo por 14, 12 e 11 dos cursos mais bem avaliados, respectivamente, as estaduais somam 50 cursos entre os 20% melhores do CPC nacionalmente. UEL, UEM, Unioeste, Unicentro e UEPG se destacam entre os 20% melhores do IGC do país.

No CPC, 113 cursos de faculdades do poder público paranaense realizaram execução nas turmas 4 e 5, que trabalharam com os cursos e faculdades estaduais do Paraná como uma espécie de perspectiva de qualidade e grandeza no ensino. Os cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Ciências Sociais da UEM e Bacharelado em Música da UEL receberam nota 5 no CPC.

Na faixa 4 do CPC, o curso de graduação em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que é oferecido no campus avançado de Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, é classificado como o terceiro melhor do Brasil. O curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que fica no campus Apucarana, no Vale do Iva, recebe nota satisfatória porque ocupa o quarto lugar nacionalmente na faixa 3 (CPC contínuo).

A qualidade dos cursos de internação é medida pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC). No cálculo são considerados os seguintes fatores: Ideia do Enade (exibição dos alunos na prova); o Indicador de Diferença entre Desempenho Observado e Esperado (IDD), que mede o valor agregado do curso; o corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e outros profissionais médicos e regimes de trabalho); e como o processo formativo é percebido pelos alunos.

O cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC) leva em conta: a média do CPC, considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na avaliação mais recente; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui