23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioCiênciaEspaçonave Odysseus quer pousar na Lua

Espaçonave Odysseus quer pousar na Lua

spot_img

“A Intuitive Machines transmitiu com sucesso as primeiras imagens da missão IM-1 para a Terra em 16 de fevereiro de 2024. As imagens foram capturadas logo após a separação do segundo estágio da @SpaceX na primeira jornada para a lua sob a iniciativa CLPS da @NASA”, escreveu a empresa com sede em Houston no sábado (17 de fevereiro) em um post no X que compartilhou quatro das fotos.

CLPS é o programa de Serviços de Carga Lunar Comercial, que coloca instrumentos científicos da agência em pousadores lunares robóticos privados como o Odysseus. Esses instrumentos são projetados para coletar dados que ajudarão no programa Artemis da NASA, que visa estabelecer uma base tripulada perto do polo sul lunar até o final dos anos 2020.

Odysseus está carregando seis experimentos e demonstrações de tecnologia da NASA, junto com seis cargas úteis privadas, na atual missão IM-1.

IM-1 não foi o primeiro esforço CLPS a decolar. Essa distinção vai para o voo de estreia do Peregrine, um aterrador lunar construído pela empresa de Pittsburgh, Astrobotic, que foi lançado no mês passado a bordo de um foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance.

O lançamento correu bem, mas o Peregrine sofreu um vazamento de combustível logo após se separar do estágio superior do foguete. O aterrador não pôde alcançar a lua, então os manipuladores dele o guiaram para uma destruição controlada na atmosfera terrestre em 18 de janeiro.

As coisas têm corrido melhor para o Odysseus. O aterrador está saudável e se comunicando com o controle da missão enquanto se dirige para a lua para uma tentativa de pouso planejada em 22 de fevereiro, disse a Intuitive Machines.

Vários sistemas do Odysseus estão funcionando normalmente, incluindo o motor dele, que acaba de passar por uma verificação crucial no espaço profundo.

“Os controladores de voo da Intuitive Machines dispararam com sucesso o primeiro motor de metano líquido e oxigênio líquido no espaço, completando a comissionamento do motor da missão IM-1. Esse disparo do motor incluiu uma queima de motor de estágio principal de força total e um perfil de redução de aceleração necessário para pousar na lua”, disse a empresa em um post no X na sexta-feira à noite (16 de fevereiro).

O sucesso na tentativa de pouso seria histórico; nenhuma espaçonave privada jamais pousou na lua.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui